As unidades são as primeiras do estado do Ceará a conquistarem o reconhecimento, o qual certifica hotéis que adotam padrões rigorosos de gestão ambiental, eficiência energética e responsabilidade social.
Além de atenderem aos critérios exigidos pelo selo internacional Green Key, os hotéis Accor em Fortaleza se destacam pela adoção de boas práticas ambientais e sociais que fortalecem o compromisso do grupo com o desenvolvimento sustentável. O ibis Fortaleza Centro de Eventos mantém parceria com a Aran – Cooperativa de Coletores de Recicláveis, garantindo a destinação correta dos resíduos, e apoia o Instituto Povos do Mar (IPOM) com mão de obra para manutenção de suas instalações, beneficiando jovens e adultos da região. O hotel também implantou uma política ambiental própria e criou um comitê verde, reforçando o alinhamento de suas operações com práticas de impacto positivo.
Já o ibis Fortaleza Praia de Iracema compartilha desse compromisso por meio de mutirões de limpeza na praia realizados com o IPOM e de ações sociais, como a doação de enxovais para famílias de refugiados. A unidade ainda incentiva o comércio justo e o empreendedorismo feminino, revendendo produtos locais — entre eles os chocolates sustentáveis da marca Moa e geleias artesanais produzidas por empreendedoras da cidade.
O ibis budget Fortaleza Praia de Iracema, por sua vez, se destaca pela reutilização da água do lençol freático excedente em seu sistema de reuso, evitando alagamentos e contribuindo para o uso consciente dos recursos naturais. O hotel também realiza doações ao Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo e mantém programas de estágio voltados a jovens do IPOM, unindo sustentabilidade, responsabilidade social e capacitação profissional.

“É muito inspirador observar a qualidade, o cuidado e o compromisso dos hotéis certificados de Fortaleza com práticas sustentáveis exemplares. A sólida parceria entre a Accor e o programa Green Key tem sido fundamental para impulsionar a sustentabilidade em todas as regiões do país, ampliando o alcance de uma hotelaria cada vez mais responsável — do Nordeste às demais extremidades do Brasil.” Fernanda Melo, Coordenadora Nacional da certificação Green Key.

“Cada certificação representa um passo concreto na construção de uma hotelaria mais sustentável e consciente. Essa conquista em Fortaleza reforça nosso propósito de promover experiências positivas para os hóspedes, comunidades locais e para o planeta”, afirma Antonietta Varlese, Sênior Vice-presidente de Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais Accor Américas.
Com o avanço no Ceará, a Accor amplia sua rede de empreendimentos certificados no país. Recentemente, hotéis em Belém (PA) e Manaus (AM) também receberam o selo. Somente em 2025, a companhia atingiu o marco de mais de 100 hotéis certificados nas Américas, consolidando sua posição de liderança em turismo sustentável na região.

 
			
 
			



 
		 
		 
		