Abel x Felipão: em busca do tetra, Palmeiras terá duelo entre seus maiores técnicos na Libertadores

3 Min. de Leitura

Hoje à frente do Athletico, Felipão é o treinador da primeira conquista, em 1999, além de ainda ser quem mais treinou e mais venceu pelo Palmeiras na competição. Abel Ferreira é o segundo nestas duas estatísticas, mas já é o maior campeão, com dois títulos, em 2020 e 2021.

Técnicos com mais jogos pelo Palmeiras na Libertadores:

Felipão: 43 jogos

Abel Ferreira: 27 jogos

Vanderlei Luxemburgo: 25 jogos

Técnicos com mais vitórias pelo Palmeiras na Libertadores:

Felipão: 23 vitórias

Abel Ferreira: 20 vitórias

Vanderlei Luxemburgo: 13 vitórias

Os dois treinadores têm boa relação desde a passagem de Scolari pela seleção portuguesa. Foi o técnico quem deu chance para o então lateral-direito Abel Ferreira em um período de treinos na equipe nacional.

Desde que o atual técnico assumiu o Palmeiras, Felipão o exalta frequentemente e também ouve palavras elogiosas do seu próximo adversário. Antes do duelo entre Verdão e Athletico no Allianz Parque, o primeiro entre os dois, eles se abraçaram. Foi em julho, pelo Brasileiro, e o Furacão venceu por 2 a 0.

Caso consiga eliminar o Athletico e avançar à terceira final de Libertadores consecutiva, o português vai chegar à décima decisão ao longo de sua passagem pelo Palmeiras. Assim, vai igualar Felipão, que ainda é o técnico com mais finais na história do clube.

Os dois são, também, os treinadores com mais decisões de torneios internacionais no Verdão: cinco para cada um. Enquanto Abel já disputou as finais da Libertadores em 2020 e 2021, Recopa em 2021 e e 2022, além do Mundial de 2021, Felipão decidiu a Libertadores em 1999 e 2000, Mercosul em 1998 e 1999 e Mundial em 1999.

Depois do empate com o Fluminense, Abel Ferreira foi perguntado sobre a semifinal e não quis falar se havia um favorito no confronto.

– Não gosto muito de falar de favoritismo, sou muito pragmático. O negócio se resolve dentro das quatro linhas. As duas equipes podem ganhar. Vamos ter de estar alertas, preparados, a eliminatória vai requerer de nós o máximo – afirmou.

O jogo de ida entre Palmeiras e Athletico será nesta terça-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena da Baixada. A volta acontecerá na semana seguinte, no Allianz Parque./ge

Foto: Marcos Ribolli/ge

Compartilhar Notícia