A coligação “Por um Martinópole cada vez mais forte”, composta por representantes das legendas PP e MDB oficializou a mudança na chapa que vai disputar a eleição suplementar em Martinópole marcada para o próximo domingo, 1º de agosto. Betão Souza (PP), atual prefeito interino do município e presidente da Câmara municipal, foi escolhido para representar o grupo governista após o ex-prefeito James Bel (PP) renunciar à candidatura.
ENTENDA O CASO
O Ministério Público Eleitoral da 25ª Zona, através do promotor de justiça Victor Borges Pinho, recomendou que o ex-prefeito de Martinópole James Bell, que foi cassado em 2016 e impugnado em 2020, tendo recorrido em todas as instâncias superiores e teve todos os recursos negados, até mesmo pelo STF, sequer registre sua candidatura nas eleições suplementares do dia 1º de agosto, por estar inelegível por 8 anos e principalmente por ter sido o causador do cancelamento das eleições de 2020, o que levou à marcação das novas eleições este ano.
Na recomendação, o promotor deixa claro ainda que atuará de forma incisiva e dura, usando o princípio da moralidade e ainda o entendimento do TSE de que um candidato que causa o cancelamento de eleições sequer poderá registrar uma candidatura no pleito suplementar. Apesar da recomendação do promotor eleitoral, James Bell decidiu lançar sua candidatura.
Após a formalização da candidatura, o promotor eleitoral Victor Borges Pinho pediu à Justiça Eleitoral a impugnação da candidatura de James Bell na eleição suplementar que vai acontecer em Martinópole no dia 1º de agosto.
Segundo o promotor, “tendo o impugnado dado causa à anulação das eleições ocorridas em 2020 em Martinópole, está o mesmo impedido de participar do pleito suplementar, posto que este representa a continuidade da primeira disputa eleitoral”. O atual presidente da Câmara e prefeito interino Betão será o nome que vai substituir James Bell na disputa. Já a oposição no município, já lançou uma chapa que conta com Júnior Fontenele e Joe Aguiar.





