Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Comissão de Infraestrutura pode votar novo marco legal para contratação de obras públicas
Destaques

Comissão de Infraestrutura pode votar novo marco legal para contratação de obras públicas

Ultima atualização: 22/08/2015 7:02 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI)reúne-se na quarta-feira (26), às 8h30, quando poderá votar o novo marco legal para contratação de obras públicas (PLS 56/2012). Entre outros pontos, o projeto estabelece a responsabilização de projetistas e consultores por danos decorrentes de falhas de projeto, orçamento ou parecer. As regras valerão para qualquer contratação, na administração pública, de serviços de engenharia e sua execução.

De autoria do então senador Pedro Taques, atual governador do estado de Mato Grosso, o projeto também determina que os responsáveis por projetos técnicos de engenharia e arquitetura poderão ser proibidos de prestar serviços, direta ou indiretamente, à administração pública, por até dois anos, por erros ou omissões de projeto. A proposta sujeita à mesma sanção executores, supervisores e fiscais de obras quanto a descumprimento de especificações, inclusive dimensões e padrão de qualidade dos materiais e serviços, e medições que excedam o efetivamente executado.

O projeto atribui ao contratado para a execução da obra o dever de revisar os projetos licitados, sob pena de responder solidariamente pelos danos advindos de falhas imputadas aos projetistas. Mesmo assim, não afasta a responsabilidade solidária dos agentes públicos pelos vícios e defeitos que poderiam ter evitado no exercício regular de suas atribuições legais e contratuais.

O projeto estabelece tipificação legal para uma série de práticas irregulares na execução de contratos. O objetivo, de acordo com Taques, é vedar condutas e estabelecer penas para eventuais violações observadas.

O relator da matéria, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), apresentou voto favorável à aprovação e apenas uma emenda, que estende as penalidades aos sócios da empresa que tenham agido dolosa ou culposamente. Se aprovada pela CI, a matéria será analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Mineração

A CI pode votar também o PLS 1/2011, que estabelece que a base de cálculo da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) considere o faturamento bruto resultante da venda do produto mineral. No lugar de uma porcentagem do faturamento líquido das mineradoras, como se faz hoje, os royalties passam a ser calculados sobre o faturamento bruto. A arrecadação fica mais alta porque são somados à base de cálculo os gastos com o transporte do mineral, os impostos e os seguros.

O relator, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), apresentou seu relatório na forma de um substitutivo, segundo o qual a alíquota máxima sobe dos atuais 3% do faturamento líquido para 5% do faturamento bruto. Depois de passar pela CI, a matéria será apreciada, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPolítica

Globo define regras para o debate entre Flávio Bolsonaro e Lula

23 de outubro de 2026
DestaquesOutros

Ministro do TSE proíbe suspensão do canal Exército do Lula

23 de outubro de 2026
CearáDestaques

Bíblia salva vítima de facada durante assalto em Fortaleza

23 de outubro de 2026
CearáDestaques

Governo do Ceará decreta ponto facultativo o expediente do dia 26 de outubro para servidores que votam em cidades distantes do local de trabalho

23 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?