Maranguape: Palestra aborda importância a prevenção do câncer de mama

2 Min. de Leitura

Com o objetivo de levar informações sobre cuidados com a saúde da mulher, a Prefeitura de Maranguape realizou, no Centro de Referência da Mulher Maria Augusta de Lima Paiva, uma palestra sobre “Prevenção do Câncer de Mama”, ministrada pela fisioterapeuta Hadna Freitas. Informações sobre o que é o câncer de mama, quais os fatores de risco, como prevenir, importância do diagnóstico precoce e onde buscar ajuda entre outras relacionadas foram repassadas para o público presente.

“Estamos no mês alusivo ao dia da mulher, então, chamamos a atenção neste momento para a saúde da mulher porque geralmente as mulheres só lutam pelos seus direitos, por liberdade, mas, em pleno Século XXI esquecem de algo mais importante, o cuidado com a saúde”, pontuou Hadna Freitas.

Ainda, a palestrante fez um relato histórico sobre a Associação Deusas da Mama de Maranguape (a qual fundou em 2009) e o trabalho voluntário, socioassistencial e terapêutico que vem desenvolvendo para mulheres diagnosticadas com câncer de mama neste município e como é essencial cuidar da saúde de forma preventiva para evitar contrair doenças, entre elas o temível câncer de mama.

Mamografia

A palestrante ainda destacou a realização gratuita da mamografia no Hospital Albaniza Sarasate, em parceria com a Prefeitura de Maranguape, por meio da Secretaria de Saúde. A mamografia é um exame de rastreamento, capaz de detectar o câncer de mama, garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres somente a partir dos 50 anos, mas, esta parceria municipal garante o acesso às maranguapenses a partir dos 40 anos (conforme indicação médica).

A iniciativa faz parte da programação do Março Mulher 2018 que tem como slogan a hastag #SeguimosJuntas #PorRespeitoELiberdade.  O encontro aconteceu na manhã desta quinta (15), no auditório do Centro de Referência da Mulher, localizado no bairro da Outra Banda.

Compartilhar Notícia