Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Esporte > 18 jogos em 2018: Chamusca elogia atletas do Ceará e exalta 72% de aproveitamento
Esporte

18 jogos em 2018: Chamusca elogia atletas do Ceará e exalta 72% de aproveitamento

Ultima atualização: 12/03/2018 1:17 PM
Redação
Compartilhar
6 Min. de Leitura
Compartilhar

Em 2018, o Ceará já fez 18 jogos em cerca de dois meses. Dividindo-se entre Campeonato Cearense, Copa do Brasil e Nordestão, o time de Marcelo Chamusca já atuou, se compararmos, em praticamente um turno da Série A do Campeonato Brasileiro. Com aproveitamento de 72,2%, Marcelo Chamusca reforça o mérito dos atletas, que, segundo ele, “dão respostas em campo e são competitivos”.

– Para o nosso trabalho, para o início de temporada, é um número excelente. Manter o mesmo número de aprovitamento (nas três competições). Temos uma performance boa, o time está jogando bem. É muito difícil manter isso, sem tempo, com três competições em paralelo, com intervalo de até dois dias (entre os duelos). O mérito maior de a gente estar fazendo essa boa campanha é dos jogadores, dão resposta, são competitivos, não fazem diferença entre os jogos. Com os departamentos de fisiologia, nutrição, análise de desempenho, é um somátório de aspectos. Apesar de números grandes de competições – declara, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com/ce.

No Campeonato Cearense, o Ceará tem 11 jogos, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas, com 69,69% de aproveitamento. Na Copa do Brasil, são três jogos, com duas vitórias e um empate, com 77,7% de aproveitamento. Na Copa do Nordeste, são quatro jogos, com três vitórias e uma derrota, com 75% de aproveitamento. Com a vitória contra o Sampaio Corrêa, o Ceará retomou a liderança do Grupo D da Copa do Nordeste e encaminhou a classificação para a próxima fase do torneio. As atenções se voltam para o jogo contra o Iguatu, pelo Campeonato Cearense, que será nesta terça-feira (13), às 20h30, na Arena Castelão. Raul deve ser titular de novo, mas a tendência é que o Vovô jogue com o “time B” nesta partida.

O Arthur é o artilheiro do Ceará na temporada, com nove gols. O que falta para ele ser considerado titular (na vaga de Élton)?

O atleta está vivendo um bom momento, tem entrado bem, fez jogos da Copa do Nordeste, Copa do Brasil. Mas a maioria é no estadual. Ele está buscando espaço. A gente está em um processo, não pode atropelar, conheço o potencial dele, melhorou muito mais do que no ano passado. No ano passado, ele se abateu em situações em que não teve êxito. Esse espaço a gente vai dar quanto achar que é ideal. Se funcionar assim, ele vai manter.

Após oito meses no Ceará, você já considera este o melhor trabalho da sua carreira?

– A gente vem fazendo no Ceará, em termos de número, um momento que é interessante. É um dos melhores trabalhos, mas eu não quero dizer o melhor, já tive aproveitamentos próximos ou até maior em outros times.

O que o time ganha, em termos táticos, com a vinda do Romário para a lateral esquerda?

– O Romário é um jogador identificado com o torcedor, fez uma Série B consistente, tem bom vestiário, é um jogador que já conhece o clube, isso ajuda, ele vai chegar e brigar pelo espaço, o Rafael Carioca está jogando bem. Ele (Romário) tem qualidade e merecimento para buscar o espaço dele.

Você já fez 18 jogos em aproximadamente dois meses, o Ceará é um dos times que mais jogou esse ano. Como é trabalhar desse jeito?

É muito difícil, até certo ponto é desumano. Banaliza o jogo, se você pegar os números, vê que o calendário o treinador não participa, só recebe como vai ser o campeonato, com muitas datas, muitas fases. Era para fazer um mais enxuto, privilegiar os clubes que estão jogando competições em paralelo, as competições foram conquistadas com méritos. Acho o calendário desumano, botamos jogadores para atuar, fazendo observações para a Série A. Mas é desgastante para atletas, comissão e torcedor. Ele fica esperando o jogo que vai, isso é ruim. E a qualidade técnica também acaba ficando ruim.

 O que o Fortaleza representa na sua carreira como técnico?

– É um clube muito importante na minha carreira. Eu saí do Salgueiro, fiz uma campanha muito boa na Copa do brasil. Conquistamos o acesso. O Fortaleza me abriu a porta para trabalhar em um grande clube, como torcida apaixonada, foi importante, respeito o clube, que vai fazer 100 anos, e respeito ao torcida. Hoje defendo as cores do Ceará. Se precisar dar a vida pelo Ceará, vou dar. Mas vou sempre ser grato pelo Fortaleza ter me dado esta oportunidade. (Foto: Divulgação/ Ceará)/ ge

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

Esporte

Flamengo segue favorito, mas tem que jogar muito mais do que fez em La Plata

16 de outubro de 2026
Esporte

Vini Jr. leva suspensão de 4 jogos e fica fora de clássico contra o Barcelona

14 de outubro de 2026
DestaquesEsporte

Torcedores do Fortaleza são levados à delegacia após tumulto e tentativa de invadir vestiários da Arena Castelão

13 de outubro de 2026
Esporte

Messi se deixa emocionar, é ovacionado por 85 mil e se despede da Argentina

7 de outubro de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?