Na sequência, o senador Eduardo Girão (Novo) registra 3%, enquanto Jarir Pereira (PSOL) aparece com 1%. Delegado Huggo Leonardo, do Missão, Serley Leal, da Unidade Popular, e Zé Batista, do PSTU, não pontuaram no levantamento.
Os eleitores que se declararam indecisos representam 13%. Outros 7% disseram que votariam em branco, anulariam o voto ou não compareceriam às urnas.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Ciro possui uma vantagem de dez pontos percentuais sobre Elmano. Considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, o tucano varia entre 40% e 46%, enquanto o governador aparece entre 30% e 36%.
Em comparação com a rodada anterior da Genial/Quaest, divulgada em abril, os dois principais candidatos oscilaram positivamente. Ciro passou de 41% para 43%, enquanto Elmano avançou de 32% para 33%. A diferença entre os dois variou de nove para dez pontos percentuais, movimento situado dentro da margem de erro.
Espontânea revela cenário ainda pouco consolidado
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados respondem em quem pretendem votar sem receber uma lista de candidatos, Ciro Gomes registra 15% e Elmano de Freitas aparece com 13%.
André Fernandes e Camilo Santana foram mencionados, mas não alcançaram 1%. Outros nomes também não pontuaram. Os votos brancos, nulos ou de quem afirma que não votará somaram 1%.
O principal dado da espontânea é o número de indecisos: 70% dos entrevistados ainda não indicaram espontaneamente um candidato ao Governo do Ceará. O resultado mostra que, apesar da vantagem de Ciro no cenário estimulado, a disputa ainda possui um amplo contingente de eleitores sem escolha consolidada.
A diferença entre os dois levantamentos também demonstra o peso do conhecimento dos nomes. Quando as opções são apresentadas, Ciro e Elmano concentram 76% das intenções de voto. Sem a apresentação da lista, os dois somam apenas 28%.
Cenário reforça polarização, mas campanha ainda será decisiva
Os números consolidam Ciro e Elmano como os principais nomes da corrida pelo Palácio da Abolição neste momento. Os demais candidatos somam apenas 4% no cenário estimulado, enquanto 20% permanecem entre indecisos, votos brancos, nulos ou ausência declarada.
Para Ciro, o levantamento confirma a manutenção da liderança registrada na primeira rodada. O desafio será preservar a vantagem durante a campanha e transformar a preferência estimulada em uma escolha espontânea mais consolidada.
Elmano, por sua vez, terá como principal tarefa reduzir a distância, ampliar o conhecimento sobre as entregas do Governo e aproximar sua candidatura dos eleitores que ainda não definiram o voto.
A pesquisa ouviu 1.002 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 24 e 28 de julho, em diferentes regiões do Ceará. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número CE-09277/2026.
A segunda rodada da Quaest apresenta uma vantagem consistente de Ciro no cenário estimulado, mas os 70% de indecisos na pesquisa espontânea indicam que a campanha ainda terá papel determinante na consolidação das candidaturas e na definição do eleitorado cearense.






