O meia Martin Ødegaard costuma comandar o ritmo da remada, utilizando um tambor e uma baqueta, estimulando os torcedores da Noruega nos estádios. A referência para a comemoração está nos antigos barcos vikings.
Brasileiros resolveram dar uma resposta à celebração norueguesa. Torcedores que se reuniram no Brooklyn, nos Estados Unidos, fizeram uma versão brasileira para a remada viking, ao som de “Créu”, funk que fez sucesso no País em 2008.
Ole Froystad é o torcedor que reivindica o posto de “criador da remada” que viralizou com a torcida da Noruega na Copa. Froystad tem 39 anos e é professor de Ensino Fundamental em uma pequena ilha na costa oeste da Noruega. Para o Mundial, porém, ele virou o “Mr. Row Row”. Desde antes de chegar aos Estados Unidos, ele tem comandado o movimento viral dos torcedores nórdicos.
“Houve um momento em que pensei: ‘Ok, esta Copa do Mundo pode ser um pouco doida’. Foi quando postei um vídeo, cerca de um mês atrás, do jogo Noruega contra Suécia, em que fizemos uma remada. Foi a nossa segunda. Postei no meu Instagram e agora tem, acho, 40 milhões de visualizações e 3 milhões de curtidas. Foi quando percebi que o mundo ia gostar da remada nesta Copa”, disse Ole Froystad ao Estadão.
Brasil e Noruega decidem uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo neste domingo, 5, a partir das 17 horas (de Brasília). O duelo será realizado em Nova Jersey./AE
(Foto: Reprodução)






