As atividades desempenhadas abrangem diversas especialidades da área de saúde, com serviços de Acupuntura, Análises Clínicas, Serviço Social, Clínica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional. Elas são voltadas para deputados, servidores, terceirizados, respectivos dependentes e comunidade do entorno.
Em 2025, foram realizadas ações de cuidado para o período do Carnaval, além de iniciativas voltadas para o Dia da Mulher, Dia Mundial e Nacional da Voz, entre outras datas, bem como mutirões de vacinação, palestras e demais atividades.

Diretor do DSAS, Luis Edson Sales — Foto: Divulgação DSAS
De acordo com o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, o balanço vai além das estatísticas, refletindo a consolidação de uma estrutura de acolhimento sistêmica e humanizada, marca da atual gestão da Casa. “Encerramos o ano de 2025 com um sentimento de profunda gratidão e dever cumprido. Ao longo deste ciclo, o DSAS alcançou uma marca histórica. Mais do que números, esses dados representam vidas impactadas pela nossa estrutura de acolhimento sistêmica”, ressalta.
Para ele, “o resultado alcançado em 2025 é o reflexo do compromisso da Alece em oferecer ao servidor e à comunidade um suporte humanizado, que promove o bem-estar integral”.

Assessora especial de Gestão de Saúde e Assistência Social da Alece, Ana Alice Falcão — Foto: Pedro Albuquerque
A assessora especial de Gestão de Saúde e Assistência Social da Alece, Ana Alice Falcão, explica que o DSAS oferta inúmeros serviços no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação, com a expertise da equipe multiprofissional especializada e qualificada, além de promover seminários, palestras, rodas de conversa e ações nas comunidades. “Entendemos que é fundamental cuidar do servidor e da sociedade, com foco no acolhimento, escuta qualificada e na integralidade do cuidado”, avalia a assessora.
Ela complementa que uma das principais ações do ano de 2025 foi o lançamento do projeto Alcance Mais Saúde, em maio, com a oferta de serviços de saúde e assistência psicológica aos alunos do Programa Alcance, durante a preparação para o Enem e outros vestibulares.
“Ampliamos o horário de funcionamento do Departamento até às 19h (antes encerrava às 17h) e, com isso, conseguimos oferecer uma atenção especial aos alunos, acolhendo os medos e proporcionando mais qualidade de vida para centenas de jovens e adultos”, ressalta Ana Alice.

Orientadora da Célula de Saúde e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho, Rosilene Aragão —Foto: José Leomar
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO NO TRABALHO
Já a Célula de Saúde e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho, vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social (CRS), alcançou, ao longo de 2025, 3.918 pessoas, por meio de 26 ações e quatro projetos.
A Célula tem como objetivo proporcionar aos servidores da Alece e parceiros um ambiente de trabalho seguro e saudável, a partir da realização de ações, palestras, cursos e atividades de educação em saúde, prevenção de acidentes de trabalho e promoção de bem-estar.
Na avaliação da orientadora do setor, Rosilene Aragão, as ações da Célula de Saúde e Bem-Estar no Ambiente de Trabalho são essenciais para promover práticas saudáveis e disseminar uma cultura de prevenção relacionada ao adoecimento no ambiente laboral.
Segundo ela, a ginástica laboral e as blitz ergonômicas melhoram a postura e reduzem o desgaste físico diário, prevenindo condições como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort); enquanto os cursos de primeiros socorros e suporte básico de vida aumentam a segurança em situações de emergência; e a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) fortalece a cultura de prevenção e cuidado coletivo com o uso adequado de EPIs e segurança no trabalho.
“Todas essas ações demonstram o compromisso institucional da Alece com a valorização do servidor. O amplo alcance reforça a conscientização sobre saúde e segurança, na compreensão de que servidores mais saudáveis tendem a ser mais motivados e produtivos”, assinala Rosilene Aragão.
Ainda de acordo com ela, “o impacto positivo das ações desenvolvidas pela Célula reflete diretamente na qualidade do serviço prestado à sociedade”.





