Em Horizonte, Lula participou da cerimônia que oficializa o início da produção de veículos elétricos da General Motors (GM) no Brasil, colocando o Ceará no centro da nova cadeia automotiva nacional voltada à mobilidade sustentável.
“O Brasil sabe para onde quer ir”, afirma Lula ao defender retomada industrial
Durante o discurso, Lula fez uma análise do cenário industrial brasileiro e lembrou que, em 2011, o país produzia 3,6 milhões de veículos por ano, com projeções para alcançar 6 milhões. Quinze anos depois, ao retornar à Presidência, encontrou o setor reduzido à metade, com apenas 1,5 milhão de carros produzidos.
“Por que as coisas não aconteceram com mais rapidez no Brasil? A verdade é que não existe dificuldade para governar o país quando você sabe o que quer, para onde vai e para quem quer governar. E o nosso governo sabe para onde quer ir.”
Lula reforçou que acredita no potencial produtivo do país, mas defendeu que o crescimento econômico precisa ser acompanhado de distribuição de riqueza e inclusão social.
Papel de Geraldo Alckmin na nova política industrial
O presidente destacou a parceria com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a quem creditou avanços nas negociações internacionais e diálogo com o setor produtivo.
“Conversei com Alckmin e convenci ele a ser meu vice. Depois, diante da competência técnica e política dele, me convenci de que seria a pessoa certa para ajudar a desenvolver a indústria e o comércio do país. Ele negocia com os EUA, negocia com empresários, trata bem o pequeno e o grande. Eu precisava de um ministro assim.”
Aposta no mercado interno e na política de crédito
Lula disse ainda que o Brasil possui um dos maiores mercados internos do mundo e que o governo trabalha para fortalecer políticas de crédito que beneficiem todos os setores econômicos, especialmente os pequenos negócios.
“Quando fazemos o dinheiro circular, geramos emprego, renda e riqueza. É esse país que queremos impulsionar.”
Horizonte inaugura polo automotivo de mobilidade sustentável
O início da produção de veículos elétricos no Polo Automotivo do Ceará marca um novo momento para a economia do Estado e da Região Metropolitana. O primeiro modelo fabricado será o Chevrolet Spark, SUV totalmente elétrico e voltado para o mercado nacional e internacional.
O avanço do polo deverá impactar diretamente o Porto do Pecém. Segundo projeções, a movimentação de contêineres deve aumentar em cerca de 200 por mês, totalizando um incremento de 2,4 mil contêineres ao ano.
As primeiras peças importadas da China podem chegar ainda em 2025, mas a produção em escala está prevista para começar em fevereiro de 2026.





