A movimentação econômica acompanha o ritmo positivo. A previsão é que o feriado gere R$ 359,8 milhões em receita direta, além de R$ 629,7 milhões em renda total, impulsionando diversos setores ligados ao turismo, como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e entretenimento.
Entre os principais destinos, a expectativa é de ocupações acima da média estadual. Guaramiranga lidera com 92,5%, seguida por Canoa Quebrada 90,7%, Cumbuco 85,7%, Cruz/Preá 82,9% e Jericoacoara 81,6%. Camocim 59,9% e Porto das Dunas/Prainha 79% completam o ranking.
Para o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o feriado da Consciência Negra sempre movimenta o estado, mas este ano os indicadores mostram algo ainda mais especial. “Estamos preparados para receber um grande número de turistas. Isso significa mais renda circulando e um turismo que se fortalece de ponta a ponta. Fortalecer o diálogo com o trade tem sido fundamental nesse processo, especialmente sob a liderança do governador Elmano de Freitas, que tem sido firme ao colocar o turismo no centro da estratégia de desenvolvimento. Nós seguimos trabalhando para garantir que cada feriado, cada temporada e cada visitante gerem novas oportunidades para os cearenses”, disse Eduardo Bismarck.
Com a alta demanda, a taxa média de ocupação hoteleira no Ceará deve alcançar 85%, enquanto Fortaleza deve registrar 62.738 hóspedes na rede hoteleira, avanço de 29,1%. A oferta de leitos também cresce, chegando a 48.535.





