Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Ceará > Ciro Nogueira sinaliza flexibilização na Federação União Progressista nos estados, ação causa impacto na política cearense
CearáDestaquesPolítica

Ciro Nogueira sinaliza flexibilização na Federação União Progressista nos estados, ação causa impacto na política cearense

Ultima atualização: 19/11/2025 1:14 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

A fala do presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, sobre a futura Federação União Progressista; formada por União Brasil e PP pode redesenhar o cenário político do Ceará. Em publicação na rede X, antigo Twitter, Ciro afirmou que, após o registro da federação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defenderá que o foco principal do bloco seja o fortalecimento das eleições estaduais e a ampliação das bancadas no Congresso Nacional.

A sinalização tem repercussão direta no Ceará, onde governo e oposição disputam o apoio do grupo, que deverá se tornar uma das maiores forças partidárias do país. A fala de Ciro Nogueira abre margem para flexibilizações na estratégia da federação nos estados, o que interessa especialmente ao grupo do governador Elmano de Freitas (PT).

A discussão envolve diretamente nomes centrais no cenário cearense. O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil), constantemente citado como possível candidato ao Senado dentro da base governista, seria um dos beneficiados caso a federação libere arranjos estaduais independentes. O mesmo vale para o deputado AJ Albuquerque (PP), que já declarou abertamente apoio à reeleição de Elmano. Ambos fazem parte das siglas que integrarão a federação.

A oposição, comandada no campo local pelo presidente estadual do União Brasil, Capitão Wagner, filou recentemente o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com o objetivo de fortelecer o bloco no estado e ampliar a base oposicionista ao Governo do Estado. c

A frase de Ciro Nogueira, no entanto, foi recebida com entusiasmo por governistas cearenses. A interpretação majoritária é de que a direção nacional do PP sinaliza abertura para composições mais amplas nos estados, priorizando resultados eleitorais concretos e a conquista de cadeiras no Congresso, mesmo que isso signifique alianças com governos estaduais governados por partidos de esquerda.

Ciro justificou publicamente sua posição afirmando:

Com a entrada do registro no TSE nos próximos dias, consolidada a Federação, diante da falta de bom senso e de estratégia no centro e na direita, irei defender junto ao presidente Rueda que o nosso foco principal sejam as eleições estaduais e as nossas bancadas.

— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) November 19, 2025

A declaração foi interpretada como crítica direta à fragmentação da direita nacional e como um recado claro de que a federação terá como prioridade resultados práticos, e não imposições ideológicas.

No Ceará, a fala repercute principalmente sobre três eixos: a disputa pela vaga ao Senado em 2026, o papel do União Brasil no estado e a relação da federação com o governo Elmano. Com a possibilidade de flexibilizar o alinhamento estadual, nomes como Moses Rodrigues ganham novo fôlego na base governista, enquanto setores da oposição perdem margem de manobra.

.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPolítica

De traidor condenado à morte a herói nacional: quem foi Tiradentes

21 de abril de 2026
DestaquesOutros

Hospedagem: check-in digital se torna obrigatório

21 de abril de 2026
DestaquesOutros

Estudo indica que a semaglutida pode preservar melhor a massa magra do que a tirzepatida

21 de abril de 2026
DestaquesOutros

Você acorda no meio da noite? Entenda o que pode estar acontecendo

21 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?