Em nota, a Enel Ceará informou que a queda de energia afetou clientes da distribuidora nessa madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS). O serviço totalmente normalizado em 33 minutos, de acordo com a distribuidora.
“O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico de impactos maiores.”, disse a empresa.
O apagão foi registrado também em outros estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, um incêndio em uma subestação no Paraná teria causado a falta de energia.
Segundo nota divulgada nesta manhã, a falha no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 0h32. Um incêndio no reator da Subestação de Bateias, na região metropolitana de Curitiba, desligou toda a subestação de 500 kV (quilovolts).
- O SIN é um sistema de grande porte que conecta usinas e linhas de transmissão em todo o país. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Ainda segundo a nota, a recomposição das cargas se deu de maneira controlada. E, até 1h30, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. Já as cargas da região Sul foram restabelecidas às 2h30./g1
(Foto: Reprodução)






