Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e destaca plano de fuga para Argentina
DestaquesPolítica

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e destaca plano de fuga para Argentina

Ultima atualização: 21/08/2025 9:52 AM
Redação
Compartilhar
5 Min. de Leitura
Compartilhar

A imprensa estrangeira repercutiu o indiciamento de Jair e Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (20/8), por coação no curso do processo da trama golpista e deu destaque especial para o plano do ex-presidente de pedir asilo político para Javier Milei, presidente da Argentina.

O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”. Definindo o ex-presidente como um político de extrema direita, a notícia detalha que Bolsonaro pode enfrentar “uma pena de mais de 40 anos de prisão quando a Suprema Corte se reunir no próximo mês para decidir se ele é culpado de conspirar para anular o resultado da eleição presidencial de 2022”.

O jornal britânico The Guardian publicou a manchete “Polícia brasileira acusa Bolsonaro de planejar fuga para a Argentina em busca de asilo”. Definindo o ex-presidente como um político de extrema direita, a notícia detalha que Bolsonaro pode enfrentar “uma pena de mais de 40 anos de prisão quando a Suprema Corte se reunir no próximo mês para decidir se ele é culpado de conspirar para anular o resultado da eleição presidencial de 2022”.

The Guardian destacou o plano de pedir asilo político do ex-presidente.
The Guardian destacou o plano de pedir asilo político do ex-presidente. Foto: Reprodução/The Guardian

Também na Europa, o veículo espanhol El País destacou a apreensão do celular de Bolsonaro no começo do mês e informou que a Polícia Federal produziu um relatório de 170 páginas solicitando uma nova acusação para Bolsonaro, a de obstrução no curso de processo.

O texto ainda afirma que a minuta para um pedido de asilo e “outras informações descobertas pelos agentes (no celular) ajudaram a Polícia Federal a pedir aos juízes (do STF) na quarta-feira, que processassem o ex-presidente, confinado em Brasília, e seu filho Eduardo, um deputado residente nos EUA, por tentativa de coagir o Supremo Tribunal Federal”.

El País narrou o plano de fuga e detalhou o papel de Eduardo.
El País narrou o plano de fuga e detalhou o papel de Eduardo. Foto: Reprodução/El País

Na Argentina, o Clarín publicou uma notícia com o título “Jair Bolsonaro planejava pedir asilo ao governo de Javier Milei em 2024”. No texto, o jornal discorre sobre o documento encontrado pela PF e explica que “o líder de extrema direita pediu asilo, declarando-se vítima de ‘perseguição’ por ‘motivos políticos’” e que o intuito do ex-presidente era evitar as investigações pela tentativa de golpe de Estado.

O jornal argentino Clarín explicou detalhes da minuta de asilo.
O jornal argentino Clarín explicou detalhes da minuta de asilo. Foto: Reprodução/Clarín

Por fim, dois dos maiores jornais dos Estados Unidos, The New York Times e The Washington Post, também cobriram o caso e publicaram notícias sobre o novo indiciamento que tem como foco Bolsonaro e seu filho.

Por sua vez, o The New York Times discorreu sobre as articulações de Eduardo Bolsonaro na Casa Branca.
Por sua vez, o The New York Times discorreu sobre as articulações de Eduardo Bolsonaro na Casa Branca. Foto: Reprodução/The New York Times

O The New York Times diz que Milei era um “um colega líder de direita” de Bolsonaro e dá destaque para as articulações de Eduardo Bolsonaro no país. O jornal afirma que “o filho, (de Bolsonaro) Eduardo Bolsonaro, visitou a Casa Branca diversas vezes nos últimos meses para buscar a intervenção dos EUA no caso do pai. No mês passado, o presidente Trump citou o assunto ao anunciar que imporia tarifas de 50% sobre produtos do Brasil, exigindo que o país desistisse do processo contra o ex-presidente, que é aliado de Trump”.

The Washington Post detalhou o julgamento que o ex-presidente é alvo.
The Washington Post detalhou o julgamento que o ex-presidente é alvo. Foto: Reprodução/The Washington Post

O Washington Post, por sua vez, em um texto mais curto, afirmou que “Bolsonaro está atualmente aguardando uma decisão do Supremo Tribunal Federal sobre uma suposta tentativa de golpe e soube na quarta-feira que ele pode enfrentar outro caso, já que a polícia o acusou formalmente, junto com um de seus filhos, Eduardo Bolsonaro, de obstrução da justiça em conexão com seu julgamento.”/AE

(Foto: Reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Júnior Mano se reúne com Cid Gomes em meio à indefinição sobre Senado

10 de julho de 2026
DestaquesOutros

Juros do Fies Empreendedor incidirão durante período de carência

10 de julho de 2026
DestaquesPolítica

PF diz que Valdemar desviou R$ 119 milhões em emendas, e Dino bloqueia bens de dirigente do PL

10 de julho de 2026
DestaquesEsporte

Reserva de Courtois falha, Espanha bate a Bélgica e volta às semifinais após 16 anos

10 de julho de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?