Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > Pesquisa Genial/Quaest: governo Lula termina 2024 com 52% de aprovação e 47% de desaprovação
DestaquesPolítica

Pesquisa Genial/Quaest: governo Lula termina 2024 com 52% de aprovação e 47% de desaprovação

Ultima atualização: 11/12/2024 8:46 AM
Redação
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Compartilhar

A última pesquisa de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado pelo instituto Genial/Quaest, aponta que o trabalho do petista é aprovada por 52% dos brasileiros, enquanto 47% desaprovam. O levantamento registrou ainda que 1% não soube responder. A margem de erro é de um ponto porcentual para mais ou para menos.

Em comparação à última pesquisa da Quaest, divulgada em 2 de outubro, Lula tinha 51% de aprovação, uma oscilação dentro da margem de erro. A desaprovação, por sua vez, era de 45%, o que aponta um aumento, também na margem de erro, de dois pontos porcentuais. Os indecisos somaram 4%.

Os segmentos que mais aprovam o trabalho do petista são os de eleitores nordestinos (67%), os que recebem até dois salários mínimos (63%) e os que possuem até o ensino fundamental (60%).

Já os que mais desaprovam Lula são os que ganham mais de cinco salários mínimos (59%), os que possuem o ensino superior (58%) e os evangélicos (55%). No Estado de São Paulo, o trabalho do presidente é rejeitado por 55% e bem avaliado por outros 43%.

Na avaliação geral, 34% dos brasileiros consideram o governo regular, ante 33% que avaliam como positivo e 31% como negativo. Outros 2% não souberam responder.

Em comparação à pesquisa de outubro, os percentuais de avaliações positivas e regulares oscilaram um ponto porcentual para cima. Os que consideram a gestão negativa se mantiveram em 31%.

Para 46% dos brasileiros, o governo Lula está fazendo o Brasil caminhar na direção errada, enquanto 43% pensam o oposto. Outros 11% não souberam responder.

Os maiores problemas do País citados pelos brasileiros aos pesquisadores da Quaest foram: a economia (21%), a violência (20%) e as questões sociais (18%).

Comparação com o governo Bolsonaro

Para 42% dos brasileiros, o governo Lula está se saindo melhor que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com um crescimento de quatro pontos porcentuais em comparação à pesquisa de outubro. O mesmo índice de crescimento foi registrado entre os que acham que o mandato de Bolsonaro foi melhor: era 33% e passou a ser 37%. Outros 20% consideram os períodos como iguais e 3% não souberam responder.

A Quaest perguntou aos entrevistados se eles avaliam o terceiro governo Lula melhor que o período anterior que o petista esteve na Presidência (2003-2010). Para 41%, a atual gestão é pior que as anteriores, contra 35% que preferem a atual. Outros 15% não veem diferenças nos mandatos e 5% não responderam.

Número de brasileiros que apontam crescimento no preço dos alimentos dispara

A economia do País piorou nos últimos 12 meses para 40% dos brasileiros, enquanto 27% acreditam que ela melhorou. Outros 30% avaliam que a situação é a mesma que do fim de 2023 e 3% não souberam responder.

Para 78% dos brasileiros, os preços dos alimentos subiram em relação ao último mês de novembro. O índice disparou 13 pontos percentuais em relação ao último levantamento. Apenas 8% avaliam que os valores caíram, porcentual este que era de 22% em outubro. Os que acham que a situação está a mesma somam 13% e 1% não soube responder.

O instituto Quaest fez entrevistas presenciais com 8.598 brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de um ponto porcentual para mais ou para menos e o índice de confiabilidade do levantamento é de 95%./AE

(Foto reprodução)

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar0
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

DestaquesPonto Político

Reginaldo Silva: Quais são as reais chances de Ciro voltar a disputar à Presidência da República?

23 de abril de 2026
CearáDestaques

Novas viaturas vão reforçar o trabalho da PMCE em 48 municípios cearenses

23 de abril de 2026
DestaquesOutros

Incluir dependente no Imposto de Renda pode aumentar a restituição; veja regras e novidades

23 de abril de 2026
DestaquesOutros

Suspeito de matar modelo em prédio na Barra da Tijuca, no RJ, comete suicídio na prisão, diz polícia

23 de abril de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?