Ceará NotíciasCeará NotíciasCeará Notícias
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Font ResizerAa
Ceará NotíciasCeará Notícias
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Pesquisar
  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato
Siga-nos
Ceará Notícias > Blog > Destaques > É falso que arroz sintético da China tenha sido enviado ao Brasil; entenda a fake news que circula na internet
DestaquesPolítica

É falso que arroz sintético da China tenha sido enviado ao Brasil; entenda a fake news que circula na internet

Ultima atualização: 22/05/2024 7:20 PM
Redação
Compartilhar
3 Min. de Leitura
Compartilhar

O Governo Federal já anunciou que vai zerar a tarifa de importação do arroz para garantir o abastecimento do produto país, a notícia foi o suficiente para circular mais uma fake news nas redes sociais, dizendo que o arroz que chegaria ao Brasil, viria da China, além de ser de má qualidade, ou seja, um produto “sintético”.

A fake news chegou a extrapolar o limite do bom senso, especulando que o produto que seria consumido poderia ser de plástico.

Em um dos vídeos que circula na redes sociais, uma mulher aparece desesperada por colocar um punhado de arroz no bico de um fogão e o produto pegar fogo. Nas imagens, ela diz que aquela é a prova de que o arroz “é de plástico”. Outro vídeo mostra operários de uma fábrica criando uma mistura sintética para simular grãos de arroz. “Esse é o arroz que vem da China para o Brasil. Arroz sintético, um plástico transgênico, modificado geneticamente… O grão da morte”, escreveu um usuário do ‘X’, antigo Twitter.

O que existe de concreto na compra de arroz para o Brasil. Um aviso de compra foi publicado nessa terça-feira (21/5) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), detalhando que o arroz importado pelo Brasil deverá ser “polido”, “longo”, “fino” e “tipo 1”, ou seja, o de melhor qualidade possível. O leilão de compra, no entanto, foi suspenso pelo órgão — uma nova data será publicada.

A Boatos.org, especializada em fact-checking, acessou o edital completo antes do leilão ser suspenso e publicou que não está permitida a compra de “arroz artificial” no texto. Além disso, a página apontou que a própria China diz que arroz “enriquecido” é mais caro do que o comum, o que não seria rentável em uma importação.

Diante dos fatos, fica caracterizado, que a informação é falsa. Também é importante salientar que o Governo Federal ainda não anunciou de que país o Brasil importará arroz, devendo ainda passar por rigorosa inspeção antes da aquisição do produto.

Compartilhar Notícia
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram
O que você acha?
Feliz0
Amor0
Embaraçar1
Triste0
Nervoso0
Surpresa0

Veja Também

CearáDestaques

Raimundo Martins participa de entregas em Tamboril e Senador Pompeu

4 de maio de 2026
DestaquesOutros

Crianças que sofreram estupro coletivo em SP foram atraídas por promessa de pipa, diz delegada

4 de maio de 2026
DestaquesOutros

Começam a valer penas maiores para furto, roubo e receptação

4 de maio de 2026
DestaquesPolítica

Pesquisas eleitorais terão maior rigor da legislação, confira regras aprovadas pelo TSE para 2026

4 de maio de 2026

 

CONTATO
[email protected]
WhatsApp (88) 9764 47 97

Categorias

  • Página Inicial
  • Destaques
  • Ponto Político
  • Política
  • Ceará
  • Esporte
  • Últimas Notícias
  • Entre em Contato

Tags

Ceará Destaques Educação Espaço Aberto Esporte Famosos Geral Interior Internacional Municípios Outros Policial Política Ponto Político
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?