Tá na Mídia. Nasce uma nova oposição em Nova Russas. Por Reginaldo Silva

9 Min. de Leitura

Aumentando o bloco O ex-ministro e candidato a presidente da República nas eleições de 2018, Ciro Gomes (PDT), já havia anunciado uma união de forças envolvendo as seguintes agremiações: PDT, PPS, Rede e PSB. O bloco partirá unido nas eleições deste ano. Aqueles candidatos melhores posicionados no cenário em seus respectivos municípios terão o apoio das demais legendas. Essa costura já vinha sendo trabalhada e agora parece receber um reforço ainda maior, o DEM, também entra no circuito na região Nordeste.

Aumentando o bloco 2 Ciro Gomes (PDT) e Rodrigo Maia (DEM) pretendem minar as forças do PT na região Nordeste. A ideia central é marcharem juntos em várias capitais. As duas legendas pretendem unir forças em Fortaleza, Salvador e São Luis, além de João Pessoa, Aracaju e Natal.

Resultado de imagem para maia e ciro imagem"

Falta de produtividade Segundo o levantamento do Departamento Legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará, João Jaime (DEM) e Tin Gomes (PDT) zeraram em todas as categorias de debates da Casa em 2019 (primeiro e segundo expedientes, sessão extraordinária, tempo de liderança, explicação pessoal e sessão solene/especial). Não fizeram nenhum pronunciamento.

Fortaleza entre as prioridades O deputado federal José Guimarães foi empossado como vice-presidente do Diretório Nacional do PT. Segundo ele, o ex-presidente Lula colocou Fortaleza como uma das prioridades da legenda para lançamento de candidaturas em pelo menos dez capitais do País. Além de Fortaleza, são prioritárias candidaturas em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Teresina, Aracaju, Natal e Cuiabá.

221 anos de Emancipação do Ceará O ex-senador Eunício Oliveira (MDB) usou a poesia de Patativa do Assaré para registrar a importância da data festiva de Emancipação do Ceará em suas redes sociais no último dia 17 de janeiro.

“Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome, pergunto o que há?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará.”

Reforma em Crateús A Assessora Especial do governador Camilo Santana, Janaína Farias e o Superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, visitaram as reformas que estão sendo realizadas no aeroporto de Crateús ao lado do prefeito Marcelo Machado. O deputado estadual Carlos Felipe não foi visto no meio da movimentação. Em relação ao parlamentar também se comenta que estão sendo revistas suas indicações políticas no município. As Ações começaram a ocorrer depois das divergência do deputado nas votações de interesse da base governista. Carlos Felipe disse que não é deputado lagartixa.

Política em Ipaporanga O prefeito Toinho Contábil já decidiu que vai anunciar o nome de seu ungido para sucedê-lo somente em maio. Nesta terça-feira (14/01), o gestor fez uma reunião política com os pretensos nomes que irão disputar uma vaga proporcional. PT e PDT macharão juntos no município.

Política em Ipaporanga 2 O deputado federal Júnior Mano (PL-CE), esteve em Ipaporanga nesta sexta-feira (17/01) reunido com várias lideranças de oposição no município. O parlamentar reuniu os membros  do PL e aliados que pretendem disputar as eleições municipais deste ano. ” É possível sim poder acreditar no poder da união e, principalmente, da mudança para que juntos possamos transformar Ipaporanga no município forte e com mais qualidade de vida!”  Destacou o parlamentar em suas redes sociais.

Política em Nova Russas Desde o início de 2020 que o deputado federal Júnior Mano vem apresentando sua esposa, Giordanna Mano, como pré-candidata a prefeito do município, com o apoio do prefeito Rafael Pedrosa que hoje também está filiado ao PL. Giordanna vem recebendo o incentivo de parlamentares e lideranças políticas que acreditam no empoderamento da mulher na vida pública. A vereadora Rejane Tavares, neste sábado (18/01), também manifestou seu apoio a causa. A parlamentar que além de defender a participação femina na política, também defende a bandeira de crianças com deficiência.

Política em Nova Russas 2 Neste sábado foi realizada a primeira reunião de uma nova oposição a atual gestão do prefeito Rafael Pedrosa. Na reunião ficou definido que o “grupão” lançará 11 pré candidatos a prefeito até que se chegue a chapa majoritária. Colocaram seus nomes a disposição os seguintes pré-candidatos: deputado estadual Bruno Pedrosa, os ex-prefeitos, Luis Acácio de Sousa, Marcos Alberto e Gonçalo Diogo. O ex-deputado estadual Wanderley Pedrosa, Denisson do Lua, a professora Sônia Frota, esposa do empresário Neném Lima, Pastor Cid, Fontenele e os empresários Jhonson Veras e Claudio Neto.

Nova Russas não é para amadores Dois fatos inusitados ocorrem na política local: 1- Pela primeira vez na história do município, um prefeito abre mão do direito de disputar a reeleição para apoiar um candidato da oposição. 2- nunca se viu na história do município e quiça até na capital cearense um lançamento com tantos pré-candidatos de oposição a um pleito municipal, 11 nomes, foram colocados a disposição somente na largada. Como diria o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, é outro patamar.

Política em Catunda O ex-prefeito de Catunda Tony Jorge, já foi vereador em Nova Russas, onde seu nome vinha sendo ventilado para uma disputa majoritária no município, neste sábado (18/01), ele descartou essa possibilidade e diz que vai lançar candidatura em Catunda, podendo ele mesmo ir para disputa, ou ainda lançar alguém de sua família para o pleito deste ano.

Saída pela direita Os ex-prefeitos Ramiro Junior e Chico Timbó tentam consolidar uma outra via em Tamboril. Nesta semana eles participaram do encontro com o deputado Heitor Freire (PSL) na Câmara Municipal. Ramiro Júnior e Chico Timbó procuram se distanciar da situação, oposição e da terceira via encabeçada pelos irmãos, Alberto e Gilberto Torres, para criar seu próprio caminho. Com isso, obviamente, também se distanciam da esquerda histórica do PT de Tamboril.

Cid em Tamboril O senador Cid Gomes, presidente estadual do PDT, confirmou presença na Convenção do partido no município de Tamboril que será realizada nesta segunda-feira (20/01), às 17h, na Câmara Municipal. O deputado estadual, Jeová Mota que preside a sigla no município e o deputado federal, Leônidas Cristino também estarão presentes.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jeova Mota e Marcelo Mota, pessoas sorrindo, texto

Sucesso de Público A festa em praça pública em Tamboril lotou o Parque General Sampaio no “TBT do Jeová Mota”, nesta sexta-feira (17/01). Janaína Alves, Forró Real e Laninha Show comandaram a noite até o dia amanhecer. O evento ainda contou com a presença do deputado federal Leônidas Cristino. TBT é uma gíria em inglês “Throwback Thursday” que significa quinta-feira do retorno. O Ceará Noticias e o Blog do Manuel Sales que tem parceria com a Feiticeiro FM, também marcaram presença para prestigiar o evento do deputado estadual Jeová Mota.

 

Frase da semana “A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.” Confúcio

 *Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia