A rebelião na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga, na noite desta segunda-feira (30) foi contida na manhã desta terça-feira (31), segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará, Valdemiro Barbosa.
Ainda segundo o presidente do Sindasp-CE a Casa de Privação está muito destruída. Três detentos foram encontrados carbonizados. “Informação que chegou para nós do sindicato é que toda a confusão já foi controlada. Neste momento é feita a recontagem dos presos para saber se houve fuga. Três presos foram mortos e os corpos carbonizados”, relatou Valdemiro.
A Secretaria da Justiça e o órgão afirmou que atendimentos de pessoas feridas estão são na própria unidade. “A intervenção permanece para identificar os danos materiais e humanos”, afirma a pasta, em nota.
De acordo com Valdemiro, o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar entraram no presídio e controlaram a confusão. Os detentos foram conduzidos para uma quadra do presídio, onde é realizada a recontagem dos presos.
Rebelião
A rebelião da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) começou na noite desta segunda-feira. Em vídeos gravados durante a rebelião, é possível ver os detentos gritando palavras de ordem de facções criminosas e ateando fogo a colchões dentro da unidade prisional.
De acordo com Cláudio Justa, presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, a informação oficial é de que os presos se rebelaram por conta da descoberta de um túnel, o que teria frustrado uma tentativa de fuga. Este já é o quarto incidente do tipo que acontece na unidade neste mês de outubro.
(G1)