Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

A Plenária do PT em Crateús realizada neste sábado, 28 de junho, foi bastante concorrida e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da senadora Augusta Brito, do deputado federal José Guimarães, além de seis prefeitos da região: Janaína Farias (Crateús), Amaro Pereira (Ipaporanga), Roberto Uchoa (Poranga), Salomão (Monsenhor Tabosa), Wlliam Vieira (Independência) e da vice-prefeita Emily Eduardo, representando o prefeito Aristeu Eduardo (Ararendá). Também participaram os deputados estaduais De Assis Diniz, Missias Dias e Moisés Braz, além de vereadores, lideranças políticas e dirigentes sindicais de todos os municípios dos Sertões de Crateús.
Um ponto ficou bastante evidente na plenária: a votação no Congresso Nacional que derrubou o decreto do presidente Lula unificou o partido no Ceará.
Todas as falas foram em tom uníssono, condenando a decisão do Congresso como uma medida voltada aos interesses da elite econômica, em prejuízo direto à classe trabalhadora. Para os presentes, foi uma votação pensada com os olhos voltados para 2026, e não para o povo brasileiro.
A senadora Augusta Brito criticou a postura individualista de muitos congressistas, que agem movidos por interesses próprios e ignoram o valor da ação coletiva.
Apesar de não fazer uma defesa explícita sobre seu futuro político, Augusta defendeu o direito de Guimarães disputar uma vaga ao Senado. Para ela, o Ceará e o presidente Lula precisam de alguém de confiança no Congresso, que lute por políticas públicas que priorizem os mais pobres.
Os deputados estaduais De Assis Diniz, Missias Dias e Moisés Braz reforçaram a importância do fortalecimento do partido, a reeleição de Lula e Elmano e o direito legítimo de Guimarães postular uma cadeira ao Senado.
Outro ponto que ficou pacificado entre a maioria das lideranças foi o apoio à pré-candidatura de Raimundo Martins, presidente da Fetraece, a deputado federal, ele foi citado pelo próprio governador Elmano de Freitas como um legítimo representante da região dos Sertões de Crateús.
Com entusiasmo, Elmano lembrou que governa para todo o povo cearense, mas jamais esquecerá de onde veio, nem de onde se formou politicamente. Disse que seu governo é de frente ampla, mas que não pode deixar de considerar legítima a postulação de Guimarães ao Senado, por tudo o que ele representa e defende em Brasília em nome do governo Lula.
O governador também fez projeções para o crescimento do partido em 2026. Hoje, a legenda conta com 10 deputados estaduais e, segundo ele, pode chegar a 12 ou 15 na próxima legislatura. No plano federal, embora o partido tenha atualmente três deputados na Câmara, Elmano acredita que, diante dos últimos acontecimentos, esse número pode saltar para cinco ou sete parlamentares em 2026.
O deputado federal José Guimarães compartilhou com os presentes a conversa que teve com o presidente Lula após a derrubada do decreto no Congresso Nacional. Segundo Guimarães, o presidente foi firme: “não haverá cortes em políticas essenciais que beneficiam os mais pobres”.
O parlamentar enfatizou ainda que Lula buscará alternativas, mas não sacrificará a classe trabalhadora, que já vive no limite do seu orçamento.
Guimarães encerrou seu discurso reafirmando que seu nome está à disposição do partido, do povo do Ceará, do campo progressista e do presidente Lula, para seguir defendendo, em Brasília, a classe trabalhadora e aqueles que mais precisam.