A última sessão da Câmara Municipal de Nova Russas foi marcada por discursos dos parlamentares que se despediram do mandato. Outros renovaram seu compromisso com a população por mais quatro anos. Independentemente de quem levantou a bandeira de situação ou de oposição, todos assumiram uma cadeira legislativa com um único objetivo: desempenhar um bom papel e cumprir sua missão.
Nem sempre atingimos os nossos objetivos, mas nos empenhamos ao máximo para concluir nossos trabalhos com compromisso e honradez. Prefeito, Vice-prefeito, vereadores e Secretários se esforçam ao máximo, mas nem sempre o resultado é aquele que almejamos. Contudo, aqueles que optaram pela vida pública, tem a consciência de que suas vidas tornam-se um livro aberto, muitas vezes sujeitos a críticas, às vezes necessárias, outras vezes injustas, todavia, são esses os ofícios de quem se propõe a servir a população:
PARLAMENTARES QUE NÃO ESTARÃO NO PRÓXIMO MANDATO.
CAPITA- Atual presidente da Câmara. Já havia sido vereador por um mandato, voltou a Câmara nessa legislatura, não foi reeleito, mas sempre se notabilizou por um trabalho voltado para os menos favorecidos. Sempre realizou eventos beneficentes para angariar fundos para aquelas pessoas com vulnerabilidade social. Sua ausência no legislativo também deixará uma lacuna nessa área da assistência social.
EMILIA DIOGO- Talvez tenha sido a vereadora menos compreendida por parte dos colegas, bem como por parte da população. O seu parentesco lhe obrigava a tomar determinadas posturas que muitas vezes causavam choque de ideias e comportamentos. Mas quem conhece a Emília sabe que é uma pessoa pura e de bom coração. “Não guardar mágoas” foi uma das maiores lições que a vereadora Emília Diogo deixou como legado para os atuais e futuros vereadores.
SOCORRINHA ARRAES- Teve altos e baixos na Câmara, mas vai marcar sua passagem pela generosidade do trabalho na área da saúde. O seu lado profissional e o jeito de tratar as pessoas foram pilares fundamentais para manutenção dos dois mandatos. Socorrinha não concorreu nestas eleições, mais deixou o nome gravado na galeria dos edis da Câmara Municipal.
KARLA LOYOLA- Combateu o bom combate, defendeu seus posicionamentos com firmeza. O seu primeiro mandato foi muito conturbado devido a forte oposição feita ao gestor o qual defendia por fazer parte da base aliada. Não abandonou sua luta sindical e contribuiu com o debate parlamentar na fiscalização da aplicação dos recursos públicos.
KÁTIA SANTOS- vereadora de primeiro mandato. Tinha duas linhas de atuação, a classe educacional e um forte trabalho da família na área da saúde. Kátia tentou se fortalecer nas duas classes, mais devido a forte concorrência nas duas áreas acabou perdendo espaço. Mas não deixou de atuar firmemente na linha de oposição ao lado de outras colegas vereadoras. Não pecou por omissão, tentou até o último momento.
PARLAMENTARES REELEITOS PARA O PRÓXIMO MANDATO
DENILSON- É o parlamentar com maior número de eleições conquistadas e o mais experiente da casa. Atravessou todas as adversidades que aquela casa presenciou ao longo das últimas três décadas. Denilson foi se moldando aos novos tempos e se adaptando as novas realidades do mundo político. Sua habilidade e poder de articulação foram fundamentais para manter seu mandato nesta eleição. Muitos acreditavam que esta eleição seria seu teste de fogo, devido ter ficado totalmente fora do poder ao longo dos quatro anos. Essa barreira ele também transpassou.
REJANE- Tem uma forte tradição política. O pai vereador por muitos anos. O marido com vários mandatos. Mas, aos poucos ela foi construindo sua própria identidade. Usou a sensibilidade feminina, foi mais atuante que o pai e mais combativa que o marido. Conseguiu impor seus posicionamentos e atuou como fiscalizadora das ações do executivo, realizando um bom trabalho na defesa da área da saúde que contribuiu para sua reeleição.
SOCORRINHA HOLANDA- tem vários mandatos, atravessou gerações da classe política e presidiu a Câmara Municipal no segundo ano desse quadriênio. Em seu mandato como presidente do Poder Legislativo conseguiu manter o equilíbrio e os ânimos entre situação e oposição. Ganhou o respeito dos colegas e retornou a casa mais fortalecida, devido a eleição do filho para prefeito.
PEDRO LIRA- O jeito sincero e objetivo reconduziu o vereador para seu segundo mandato. Pedro não é homem de discurso é homem de ação. Quando tem que cobrar cobra, quando tem que elogiar elogia, mas não perde a linha de pensamento. Pedro foi reeleito com uma votação expressiva e tem um segundo mandato com bastante expectativa para atender um público ainda maior.
ZE ROBERTO- preencheu uma lacuna no maior distrito de Nova Russas, Nova Betânia. O distrito e a localidade de Lagedo ficaram sem representação política desde que os ex-vereadores Marcelo Tavares e Antonio Roberto deixaram de concorrer as eleições. Zé Roberto soube aproveitar o espaço vazio, permaneceu na base aliada do governo e foi reconduzido para seu segundo mandato.
TEXEIRA- vai para o terceiro mandato. Com posições firmes em defesa do distrito de Lagoa de São Pedro, Muringue e localidades mais próximas, ele vem atuando na defesa de investimentos para essas localidades. Como líder do atual prefeito, conseguiu travar bons debates na Câmara, mas nunca deixou de cobrar ações do próprio governo quando a matéria tinha interesse de cunho coletivo.
ANTONIO CARLOS- foi o vereador mais votado na última eleição. Deu grande assistência as localidades de Canindezinho e Cacimba Nova, mas conseguiu atuar em todas as localidades do município. A forte atuação na área da saúde, aliada a força de trabalho incansável e o apoio político importantíssimo do amigo Elter foram fatores preponderantes para torná-lo o vereador mais bem votado na última eleição.
TOINHA DO CAPITÃO- Foi eleita na situação e por divergências políticas logo no início da gestão do atual prefeito tomou o caminho da oposição. A tribuna foi palco de grandes debates em defesa da Lagoa. Mas sua atuação ficou marcada por dois projetos que ganharam publicidade devido as divergências com o Poder Executivo. O projeto da data base para pagamento dos servidores e o projeto que ficou conhecido como pau de arara, marcaram a atuação da vereadora.