Moro autoriza envio da Força Nacional ao Ceará, após senador Cid Gomes ser baleado

5 Min. de Leitura

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou nesta quarta-feira (19/02) envio da Força Nacional de Segurança Pública ao Ceará.

SENADOR CID É BALEADO EM SOBRAL

O senador Cid Gomes (PDT) foi baleado na tarde desta quarta-feira (19/02) em Sobral, por policias grevistas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Sobral. Após ser atingido por um disparo, o senador foi encaminhado para um hospital na região.

Minutos antes de subir em uma retroescavadeira, Cid fez um discurso para os policias grevistas: “Uma coisa é se amotinarem em um local, outra são os próprios que deveriam defender a paz e a tranquilidade serem eles próprios os incitadores da violência. Eu tô aqui desarmado, e vou enfrentar quem armado estiver, sob o custo da minha vida. Mas ninguém vai fazer o que esses bandidos estão fazendo aqui em Sobral”, disse Cid.

Mais cedo homens encapuzados sentados nas janelas das viaturas mandaram os comerciantes fecharem as portas de seus comércios. Um vídeo mostra as viaturas passando, por volta de 14h, com homens fazendo gestos com os braços, indicando para baixarem as portas das lojas. A situação ocorre em meio a atos de paralisação de grupos policiais em Fortaleza, Região Metropolitana e no interior do Estado.

Ainda não se tem notícias sobre o estado de saúde do senador Cid Gomes, mas já se sabe que a bala era de verdade e não de borracha como estava sendo especulado.

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE O CASO

Cid foi atingido por tiros de pistola calibre .40, arma padrão das Polícias Militares. O comando da PM do Ceará está tratando o caso como tentativa de homicídio.

O Hospital do Coração de Sobral confirmou que Cid foi baleado duas vezes na região do peito. O senador licenciado foi operado no hospital e, depois de estabilizado, encaminhado à Santa Casa de Sobral para exames para aferir a gravidade dos ferimentos. Ele retornou ao Hospital do Coração em seguida.

Em boletim divulgado por volta das 20h, o hospital disse que o senador está consciente e respira sem ajuda de aparelhos. Seu quadro cardíaco e neurológico não apresentou alteração após os ferimentos, segundo o hospital.

CIRO SE MANIFESTA NO TWITTER

Meu irmao Cid Gomes foi vitima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral, nossa cidade. Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo. (…)

(…) Novos exames estão sendo feitos mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte. Espero serenamente, embora cheio de revolta, que as autoridades responsáveis apresentem prontamente os marginais que tentaram este homicídio bárbaro às penas da lei.

PRESIDENTE DO SENADO DAVI ALCOLUMBRE TAMBÉM FALA SOBRE O ATENTADO AO SENADOR CID GOMES

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), divulgou nota em que disse acompanhar “com preocupação” os desdobramentos. “Entrei em contato com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e com o governador do Ceará, Camilo Santana, para obter informações e garantir a segurança do parlamentar”, disse Alcolumbre, na nota.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA CONDENA O CONFRONTO

“Por mais legítimas que sejam as demandas salariais dos profissionais de segurança pública, é inadmissível que maus policiais disseminem medo e pânico entre a população. Neste momento, faz-se necessário que autoridades, associações e representantes das instituições policiais tenham serenidade e responsabilidade para encontrar saídas pacíficas e dentro da legalidade”, diz trecho da Nota.

PMs PODEM FAZER GREVE?
Não. Greve é proibida para agentes das polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Ferroviária Federal e Corpo de Bombeiros

 

 

 

 

 

Compartilhar Notícia