Sobral é a primeira cidade da Região Norte cearense a receber o programa “Pacto por um Ceará Pacífico“. A solenidade de instalação da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) e ações sociais que marca o território do Pacto, foi realizada neste sábado (16/12). O anuncio foi feito pelo Governador Camilo Santana (PT) e pelo prefeito de Sobral Ivo Gomes (PDT).
Além do reforço policial foram liberados investimentos em infraestrutura urbana, como a pavimentação de ruas e avenidas, urbanização de espaços públicos e a construção de uma areninha para Sobral. Ações que fazem parte do Pacto por um Ceará Pacífico. A instalação do programa tem um montante de R$ 57 milhões de investimento em diversas áreas.
Em Sobral, “O Território do Ceará Pacífico” vai focar em três áreas: Vila União, Terrenos Novos e Nova Caiçara. Nestas regiões, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral investem em ações sociais com enfoque especial na redução da violência, e em parceria com a comunidade, através da realização de seminários territoriais. Ao todo 37 bairros serão contemplados.
Centralizado na 1ª Companhia da Polícia Militar do 3º BPM, o efetivo foi ampliado, passando de 54 policiais para 242, com foco no policiamento comunitário. O número de viaturas da PM subiu de três para 10. A região agora conta, também, com uma Base Móvel de Policiamento Comunitário e 10 motos. A Base Móvel fica em pontos estratégicos e é dotada de tecnologia para que vítimas possam registrar boletins de ocorrência. Todo o novo efetivo foi apresentado à população de Sobral durante o evento.
Em seu discurso, o governador Camilo Santana reforçou a necessidade de uma política nacional de segurança pública para a União dar suporte aos Estados e municípios no combate à violência. “Nós temos metas definidas, orçamento e planejamento para o Pacto por um Ceará Pacífico. É necessário um pacto nacional, porque somente os estados não têm como combater sozinhos a violência”, declarou.
O Prefeito de Sobral Ivo Gomes, disse que a Segurança deve começar nos municípios. “A Segurança é um dever do Estado, mas os municípios devem trabalhar e atuar com firmeza, em parceria com o Estado, para combater os problemas do avanço da criminalidade, em especial no salvamento das vidas de nossas crianças e adolescentes. Fiz um relatório sobre a violência que acometem nossos jovens, ainda na Assembleia Legislativa do Ceará, hoje esse estudo serve como base para o país. Os nossos jovens estão morrendo mais cedo e não podemos ficar de braços cruzados. Não podemos fazer isso sozinhos, mas precisamos fazer alguma coisa. O estudo aponta que as crianças primeiro veem as armas e as drogas dentro de casa, por isso, tornam-se delinquentes ainda dentro de casa. Combater a violência não é um trabalho tão simples, requer outras ações sociais, comportamentais, inteligência e prevenção. Por essa razão, quero agradecer ao Governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e todas as forças de Segurança que irão atuar em Sobral. Nada é mais importante que o restabelecimento da tranquilidade.” Finalizou Ivo.