//Wagner, Roberto Pessoa e Elmano, quem ganha e quem perde nessa relação

Wagner, Roberto Pessoa e Elmano, quem ganha e quem perde nessa relação

Compartilhe!

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), disse em entrevista ao Diário do Nordeste, que tem uma relação pessoal com o governador Elmano (PT). A proximidade de Roberto Pessoa com o chefe do Executivo estadual entra em rota de colisão de interesses com Capitão Wagner (União Brasil), atual secretário de Saúde de Maracanaú e provável candidato a prefeitura de Fortaleza.

Roberto Pessoa convidou Wagner para gerir a saúde do município. Wagner por sua vez aceitou o convite com o objetivo de romper o discurso monotemático da Segurança Pública e mostrar que tem competência administrativa para atuar em outras áreas.

Elmano tem se aproximado cada vez mais do prefeito Roberto Pessoa. Ambos defendem que essa relação institucional é fundamental para governabilidade de estado e município, fortalecendo a democracia. Os dois também sabem que essa confluência de interesses político-partidários é salutar neste momento.

Roberto declarou na entrevista que se estiver em condições saudáveis vai disputar a reeleição. Elmano tem interesse na Região Metropolitana de Fortaleza, região com forte atuação da oposição, área em que Capitão Wagner tem grande aceitação, fato relatado por Pessoa em relação ao próprio município de Maracanaú.

Assim, em nome da democracia e da pauta institucional, as relações vão sendo tocadas e dando um nó na cabeça do eleitor. Wagner é oposição ao governador e secretario de Saúde de Maracanaú, que tem como gestor Roberto Pessoa, o prefeito é amigo pessoal de Elmano e convive bem com o antagonismo político dos dois. Quem ganha e quem perde com essa relação?

Se Wagner pretende mesmo ser candidato em Fortaleza é hora de ocupar o espaço de oposição na Capital, que nos últimos dias, devido aos embates entre Sarto e Elmano, tem empurrado Wagner para uma terceira via.

Em política, nem sempre os cálculos que são feitos, saem do jeito que foi planejado. Se Wagner acertou na decisão de ser secretário de Saúde de Maracanaú, só o tempo dirá. Contudo, é interessante ressaltar que os interesses políticos locais se sobrepõem aos interesses partidários, em um jogo de vale tudo, onde salvar a própria pele torna-se um exercício de sobrevivência, a exemplo do que se viu no PDT na eleição passada para o Governo.

Roberto ganha com a aproximação do governador, Elmano mais ainda e Wagner precisa trabalhar muito pela saúde de Maracanaú para materializar esse ganho político.

 

 


Compartilhe!

Comente com Facebook