Os maiores acumulados de 24 horas foram os seguintes:
–Nova Russas (Posto: CANINDEZINHO) : 125 mm
–Quixeré (Posto: SEDE) : 124 mm
–Pacatuba (Posto: SEDE) : 120 mm
–Granja (Posto: TIMONHA) : 112 mm
–Carnaubal (Posto: SEDE) : 110.4 mm
O Ceará deve seguir com condições favoráveis às chuvas em todas as macrorregiões até o próximo domingo (19/3) de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Além de precipitações generalizadas ao longo do estado, a expectativa da Funceme é de que o Ceará siga registrando acumulados mais expressivos.
Além disso o Governo do Ceará vem monitorando quatro municípios classificados como ponto de risco no estado devido às fortes chuvas desta semana. Aratuba , que acabou vitimando três pessoas por ocasião do deslizamento de terras, além dos municípios de Itapipoca, Uruburetama e Pacatuba que também estão recebendo ações emergenciais.
No fim de semana, as principais chuvas deverão iniciar pela faixa litorânea e Maciço de Baturité. Já pela tarde, nas demais regiões.
As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa.
Na ocasião, a faixa de nuvens está localizada em 1ºS, o que significa próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.
Comente com Facebook