O Consórcio quer integrar as polícias estaduais da região com a criação de um Pacto pela Segurança Pública. A intenção está na carta divulgada pela organização, presidida pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), após uma reunião entre os governadores da região, realizada nesta sexta-feira (20/1), em João Pessoa.
“Na primeira reunião do Consórcio Nordeste, defendi um projeto de desenvolvimento regional que tenha como foco, prioritariamente, a justiça social, o combate à fome, a segurança pública e saúde para os nordestinos. Agradeço aos governadores e governadoras por esse momento de integração e união de forças para que possamos promover o desenvolvimento da Região”, defendeu o governador cearense.
No documento, os governadores destacam a importância da integração da Segurança Pública para a região. “Vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, com suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, descreve o documento.
O governador cearense que elencou a Justiça Social e o combate a fome, aliado ao trabalho de zerar filas de cirurgias eletivas, também destacou a importância do combate as facções no Estado. “Temos percebido no Ceará que facções criminosas atuam no Estado e vão para o Piauí, ou atuam no Piauí e vão para o Maranhão ou para a Bahia, então precisamos discutir algumas ações de integração das nossas forças de segurança com Polícia Federal ou com Polícia Rodoviária Federal, por exemplo. É um clamor público forte no Ceará, as pessoas solicitam de nós governadores ações concretas para dar mais tranquilidade para nosso povo”, destacou Elmano.
Participaram da reunião do Consórcio Nordeste os seguintes governadores:
Carlos Brandão (MA);
Elmano de Freitas (CE);
Fábio Mitidieri (SE);
Fátima Bezerra (RN);
João Azevêdo (PB);
Jerônimo Rodrigues (BA);
Paulo Dantas (AL);
Raquel Lyra (PE);
Rafael Fonteles (PI).
Comente com Facebook