//Governador Elmano de Freitas se reúne com ministra da Saúde para tratar da redução da fila de cirurgias no Ceará

Governador Elmano de Freitas se reúne com ministra da Saúde para tratar da redução da fila de cirurgias no Ceará

Compartilhe!

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, cumpre agenda nesta quarta-feira (18/1), em Brasília, para tratar de áreas estratégicas para o Ceará, dentre elas, a saúde. Nesse sentido, o chefe do Executivo Estadual esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, com o propósito de unir esforços para reduzir a fila de cirurgias eletivas no estado.

A colaboração entre os governos estadual e federal, explicou o governador Elmano de Freitas, vai melhorar e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará. “Já temos grande parte da nossa rede sendo visitada e organizada para o mutirão [de cirurgias eletivas], além de definição de investimento financeiro. Nós vamos unificar o planejamento do Governo do Ceará ao do Governo Federal, que já tem uma proposição básica. Nosso diálogo é permanente para, também, aprimorar a estruturação da saúde pública no Ceará “, disse.

Para isso, uma reunião técnica entre equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Ministério da Saúde será realizada nesta quinta-feira (19). A expectativa é que o mutirão tenha início em fevereiro.

“Vamos atuar de mão dadas. Faremos um lançamento conjunto, Governo do Ceará e Governo Federal, para enfrentar o problema de cirurgias no estado, dando apoio aos cearenses”, garantiu o governador.

Também estará na pauta da reunião de quinta-feira a imunização dos cearenses, sobretudo, a vacinação de crianças contra a covid-19.

Cirurgias eletivas

Hoje, cerca de 60 mil pessoas aguardam cirurgias eletivas no Ceará – considerando rede estadual e redes municipais. Segundo a Sesa, a fila de cirurgias é dinâmica, pois todos os dias pessoas fazem seus procedimentos e outros pacientes entram na espera. Dessa forma, o tempo de andamento da fila e o número de pacientes têm parâmetros e medidas que oscilam, diretamente relacionados às especificidades de cada caso.

De novembro de 2021 a dezembro de 2022, 30 mil cirurgias eletivas foram realizadas dentro do Programa Plantão Cirurgias 24h, lançado no último trimestre de 2021 pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa. O Plantão 24h agilizou a demanda por procedimentos cirúrgicos eletivos represada pela pandemia da Covid-19.

O esforço agora é ampliar o chamamento dos hospitais privados e filantrópicos (incluindo unidades polo do Interior) para dar suporte à realização dos procedimentos e aumentar os tipos de cirurgias a serem realizadas.

Entre os cinco principais procedimentos demandados no sistema estão: remoção da vesícula, implante de prótese no joelho, cirurgia de correção das mamas, remoção de cálculos renais e cirurgia de catarata.

O paciente tem acesso à sua posição na lista de procedimentos eletivos na Central de Regulação do Estado, por meio da ferramenta Plantão Cirurgias 24h. O sistema está disponível na plataforma Saúde Digital: digital.saude.ce.gov.br/plantao-cirurgia.

Presentes

Também participaram da reunião, José Guimarães, líder do governo na Câmara dos Deputados; Helvécio Miranda Magalhães Júnior, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Junior Castro, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); e Swedenberger Barbosa, Secretário executivo do Ministério da Saúde.


Compartilhe!

Comente com Facebook