//Fala de Ciro com empresários no Rio de Janeiro repercute “imagina eu explicar isso na favela”

Fala de Ciro com empresários no Rio de Janeiro repercute “imagina eu explicar isso na favela”

Compartilhe!

Nesta quarta-feira (31/8), o candidato a Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse para  empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), ter realizado um “comício” para “gente preparada”. “Imagina eu explicar isso na favela”, disse o pedetista sobre o modelo econômico que apresentou aos participantes do evento.

No evento após a apresentação de Ciro, em uma rodada de perguntas, o participante Luiz Césio Caetano parabenizou o candidato pela palestra. “Essa foi uma aula, pelo menos para mim foi”, disse ele.

“Na verdade é um comício. Um comício para gente para gente preparada. Imagina eu explicar isso na favela…”, respondeu Ciro Gomes na sequência.

A fala de Ciro repercutiu imediatamente nas redes sociais, por conta da comparação dos dois ambientes distintos envolvidos na questão, a fala para empresários e a favela. No Twitter, Ciro se disse vítima de “má fé”. Segundo o candidato, o uso do termo “gente preparada” não foi uma tentativa de “menosprezar a sabedoria popular”.

“A pior luta da sinceridade é contra a hipocrisia. Fiz uma palestra na Firjan sobre temas extremamente técnicos – capazes de serem entendidos por poucos – e conclui com uma autocrítica por usar linguagem tão técnica. Daí a dizer que menosprezei moradores das favelas é muita má fé. […] Usei o termo “gente preparada” no sentido técnico, nunca como menosprezo à sabedoria popular. Que amo e respeito”, disse o pedetista.

A fala de Ciro repercutiu, segundo analistas por conta do candidato ser um defensor do campo progressista de esquerda e que tem como base de defesa as minorias, neste sentido sua fala não teria sido apropriada, independentemente do ambiente em que ela foi colocada.

Antes do almoço com empresários, Ciro tinha feito caminhada na Saara, região de comércio popular no Centro do Rio. A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (31/8), mostrou crescimento do candidato do PDT. Entre o dia 3 de agosto e esta quarta, Ciro foi de 5% para 8% das intenções de voto.


Compartilhe!

Comente com Facebook