/O efeito Izolda conseguiu unir o PT

O efeito Izolda conseguiu unir o PT

Compartilhe!

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

O PT sempre teve várias correntes políticas dentro do próprio PT. Só a capacidade de comunicação de Lula consegue dialogar com esses pensamentos divergentes.

O PT do Ceará ao longo de muito tempo conseguiu conviver com a divergência de pensamento entre uma ala mais radial e outra mais moderada. Luizianne Lins e Camilo Santana representam bem essas correntes de pensamento petista no Estado.

Na convenção de sábado no Centro de Eventos em Fortaleza, com a presença de Lula, foi possível perceber uma pacificação dessas correntes diferentes que predominava no Partido dos Trabalhadores do Ceará. Eles dialogavam entre si e como poucas vezes se viu, estavam falando a mesma língua.

A convenção homologou o nome de Elmano Freitas como candidato ao Governo do Estado com a felicidade no rosto estampada de Luizianne e Camilo que nos últimos anos seguiam sempre caminhos antagônicos.

O mais interessante dessa história é que essa unificação e pacificação petista cearense, tem grande colaboração de uma personagem que nem na convenção compareceu.

Chamada de companheira por Lula, de mulher extraordinária por Camilo e elogiada por Elmano, Izolda Cela foi ovacionada na convenção petista com gritos de “Izolda, Izolda, Izolda”. Ficou claro que ela havia conquistado a unidade petista.

Em momentos de polarização política, de intolerância e acirramento ideológico da campanha eleitoral. Izolda tornou-se um símbolo de sentimento contrário a tudo isso. Ela representa a unidade, a serenidade, a calma e transmite paz em momentos conflitantes.

O PT enxergou em Izolda o que próprio partido dela, o PDT, ignorou. Daí a reação de racha entre pedetistas e aliados.

Em momentos de turbulência sempre busco a genialidade de Nelson Rodrigues para tentar encontrar a explicação para os fatos. Eis aqui mais uma lição do dramaturgo: “Convém não facilitar com os bons, convém não provocar os puros. Há no ser humano, e ainda nos melhores, uma série de ferocidades adormecidas. O importante é não acordá-las”.

O efeito Izolda uniu o PT.


Compartilhe!

Comente com Facebook