Os primeiros casos de varíola dos macacos em crianças foram registrados nos últimos 10 dias na Holanda e nos Estados Unidos. Embora o grupo em maior estado de alerta no momento seja o de homens, a infecção infantil é vista com apreensão por especialistas. Para eles, pessoas com pouca idade são considerados pacientes de risco para agravamento dos sintomas, seguindo o comportamento de surtos anteriores da doença no continente africano.
O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil registrou até agora 1.066 casos da doença. Com o aumento no número de casos, o país já começa a tratar a varíola dos macacos como surto. De acordo com a pasta, há registros da doença em 15 estados e no Distrito Federal.
No sábado (23/7), o Ministério da Saúde informou que realiza tratativas para a compra da vacina contra a varíola dos macacos. De acordo com a pasta, a aquisição será negociada com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A informação foi divulgada após o decreto de estado de emergência internacional de saúde pública ser publicado, por causa da doença./ Metrópoles
Foto: reprodução
Comente com Facebook