//O efeito Izolda na eleição: “o principal motivo da guerra é a paz”

O efeito Izolda na eleição: “o principal motivo da guerra é a paz”

Compartilhe!

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

O PDT se fechou no mundo da candidatura de Roberto Cláudio (PDT) e não calculou o efeito Izolda Cela em caso de reação contrária ao preterimento do nome dela. A única alternativa pensada era a de subserviência total. Deu errado.

O presidente do PDT, André Figueiredo lamentou na imprensa estadual a demissão de pedetistas históricos que estavam na máquina do Governo. Alguns tiveram saída honrosa, outros foram demitidos. Izolda se manteve comportada durante todo o processo de escolha do PDT, poderia ter levantado a voz, não o fez, guardou tudo calada.

Coube ao porta voz da nomeação de Roberto Cláudio, o presidente estadual do PDT, também lamentar as demissões, ao afirmar que não era possível o apoio a Camilo Santana no PDT, diante do quadro de guerra que foi criado no Governo do Estado com as demissões de pessoas que estavam na convenção do partido.

O efeito Izolda pegou a todos de surpresa, o quadro ficou ainda mais agravado quando ela anunciou a decisão de se desfilar do PDT, o que já estava ruim, ainda pode ficar pior, caso ela se filie na convenção do PT, com Lula abonando à sua ficha.

Sun Tzu na Arte da Guerra já tinha feito essa lição: “Com numerosos cálculos, pode-se obter a vitória. Teme quando os cálculos forem escassos. E quão poucas chances de vencer tem aquele que nunca calcula!” Menosprezaram o efeito Izolda, que ficaria com a caneta na mão até o fim do ano.

Os efeitos não irão parar por aí. Certamente teremos novos desdobramentos, muito embora ainda não seja possível se prevê as perspectivas de vitória tanto de um, quanto de outro. Será preciso avaliar as três primeiras pesquisas para se ter um parâmetro, da força de Wagner em se manter em meio a esse tiroteio, a de Elmano em receber as transferências de votos de Lula e Camilo e a de Roberto Cláudio em manter a força dos Ferreira Gomes no Estado.

Encerro o artigo novamente trazendo Sun Tzu, para aqueles que guerreiam, “o principal motivo da guerra é a paz.


Compartilhe!

Comente com Facebook