Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista
Capitão Wagner (União Brasil) lidera as pesquisas no Ceará contra os nomes ainda indefinidos do PDT. Até aí, nada de novo nesta pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira (21/06), encomenda pela Record TV. Wagner é o único pré-candidato declarado e em pré-campanha há dois anos, desde que perdeu a eleição para prefeito de Fortaleza, ele fincou a bandeira de oposição e demarcou o terreno para o pleito eleitoral deste ano.
O grupo governista liderado pelos irmãos Ferreira Gomes vem usando a mesma tática de sempre, demorando na escolha do nome que vai concorrer ao Palácio da Abolição, ou apontando vários candidatos para evitar o tiroteio contra o escolhido antes da hora.
A tática vinha funcionando bem nos últimos 16 anos, ocorre que o desgaste natural do poder, leva a outra nuances, novos parâmetros e novos paradigmas.
A pesquisa Real Time Big Data, aponta Capitão Wagner melhor colocado contra os nomes indicados pelo PDT, Wagner tem 49%, enquanto Evandro Leitão aparece com 11%. O parlamentar também leva vantagem contra Mauro Filho, 45% a 19%. Os dois cenários mais competitivos são contra a governadora Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Capitão Wagner tem 40% contra Roberto Cláudio, enquanto ele pontua com 35%. Wagner tem 44% contra 29% de Izolda Cela.
Quando o nome dos candidatos não são apresentados aos eleitores, na chamada pesquisa espontânea, Wagner também lidera, mais a grande maioria, ou seja, 44% dos entrevistados não souberam indicar um nome ou não responderam, demonstrando que ainda existe pouco interesse nos nomes que irão disputar as eleições no Ceará.
No item rejeição Capitão Wagner também ocupa a liderança como o mais rejeitado com 42% dos entrevistados alegando que não votariam no parlamentar. O segundo mais rejeitado é o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio com 36%, Izolda Cela fica em terceiro no quesito rejeição com 28%.
Camilo Santana também lidera nos dois cenários da pesquisa para o Senado, tornando-se o maior cabo eleitoral nesta eleição, dado sua aprovação, acima da média. No primeiro cenário ele tem 67%, enquanto o segundo colocado, Marcelo Mendes do Avante pontua 3%. No segundo cenário, Raimundo Gomes de Matos, aparece com 6%, enquanto Camilo um ponto e fica com 66%. O resultado para o Senado confirma a liderança de Camilo Santana nestas eleições como o nome mais forte para alavancar uma candidatura no Estado.
A pesquisa Real Time Big Data foi realizada por telefone, com a participação de 1.500 entrevistados, entre os dias 18 e 20 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-02057/2022.
Confira todos os cenários:
Cenário 1
Capitão Wagner (União): 49%
Evandro Leitão (PDT): 11%
Adelita Monteiro (Psol): 3%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 17%
Não Sabe/Não Respondeu: 20%
Cenário 2
Capitão Wagner (União): 44%
Izolda Cela (PDT): 29%
Adelita Monteiro (Psol): 2%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 15%
Não Sabe/Não Respondeu:10%
Cenário 3
Capitão Wagner (União): 40%
Roberto Cláudio (PDT): 35%
Adelita Monteiro (Psol): 2%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 13%
Não Sabe/Não Respondeu: 10%
Cenário 4
Capitão Wagner (União): 45%
Mauro Filho (PDT): 19%
Adelita Monteiro (Psol): 3%
Serley Leal (UP): 0%
Branco/Nulo: 16%
Não Sabe/Não Respondeu: 17%
A pesquisa também mostra dois cenários na corrida ao Senado pelo Ceará. Camilo Santana (PT) lidera em ambos. Veja os resultados:
Cenário 1
Camilo Santana (PT): 67%
Marcelo Mendes (Avante): 3%
Pastor Paixão (PTB): 3%
Bardawil (PL): 1%
Branco/Nulo: 16%
Não Sabe/Não Respondeu: 10%
Cenário 2
Camilo Santana (PT): 66%
Raimundo Matos (PL): 6%
Marcelo Mendes (Avante): 2%
Pastor Paixão (PTB): 2%
Branco/Nulo: 14%
Não Sabe/Não Respondeu: 10%
Comente com Facebook