Segundo o Ministério da Cidadania, 5,68 milhões de famílias serão contempladas pelo vale-gás em junho, a partir de um repasse de R$ 301,2 milhões. A parcela anterior, paga no mês de abril, foi de R$ 51 e atendeu 5,39 milhões de famílias. Desta vez, os pagamentos serão feitos até o dia 30 de junho.
O valor estipulado para o auxílio-gás é definido de acordo com o preço nacional do botijão de 13 quilos de gás liquefeito de petróleo (GLP) nos últimos seis meses, com base em levantamento da Agência Nacional de Gás, Petróleo e Biocombustíveis (ANP). De acordo com o Ministério da Cidadania, o vale-gás corresponde a 50% da média do preço do botijão.
O benefício é concedido a cada dois meses e será depositado na conta junto com o Auxílio Brasil, conforme o NIS. O saque pode ser feito com o cartão social, pelo aplicativo Caixa Tem, para aqueles que possuem a poupança social da Caixa, ou pela poupança fácil que o banco abre em nome do cidadão.
Calendário de pagamento do auxílio-gás, segundo o número final do NIS e a data de pagamento:
1 – 17/06 (sexta-feira)
2 – 20/06 (segunda-feira)
3 – 21/06 (terça-feira)
4 – 22/06 (quarta-feira)
5 – 23/06 (quinta-feira)
6 – 24/06 (sexta-feira)
7 – 27/06 (segunda-feira)
8 – 28/06 (terça-feira)
9 – 29/06 (quarta-feira)
0 – 30/06 (quinta-feira)
Para receber o vale-gás, não é necessário inscrição no programa. O Ministério da Cidadania seleciona os beneficiários de acordo com os seguintes critérios:
Famílias inscritas no Cadastro Único com renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo;
Integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
Mulheres chefes de família e vítimas de violência têm prioridade para receber o benefício.
O recebimento de outros auxílios não é impedimento para o auxílio-gás, afirmou a Cidadania./AE
Comente com Facebook