Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista
O levantamento feito pelo PoderData divulgado no último dia 13 de abril, mostra Lula com 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, seguido por Bolsonaro (PL), com 35%. O resultado mostra o atual quadro eleitoral após a desistência do ex-juiz Sérgio Moro.
O coordenador do PoderData, Rodolfo Costa Pinto, avalia que a pesquisa divulgada na quarta-feira pela empresa mostra que a polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) está praticamente consolidada. Ele diz que, neste cenário, dificilmente um nome da chamada terceira via tem chances de interferir no duelo
Para ele, o espaço de eleitores que rejeitam Lula e Bolsonaro, se resumem a cerca de 15% do eleitorado. “É um espaço numericamente pequeno para a terceira via se consolidar e ser competitiva” em meio a este cenário de polarização, entre os dois candidatos, enfatiza Pinto.
A indecisão da terceira via, favorece Bolsonaro e se houver novas desistências a tendência é que esses dissidentes criem a imagem de que Bolsonaro vai levar novamente. A maioria dos parlamentares que fazem parte dos partidos da terceira via, sempre foram muitos próximos do chamado centrão, a política da afinidade conta muito nos momentos de decisão.
Quanto mais a indefinição toma conta da terceira via, mais Bolsonaro cresce no espaço vazio. A essa altura do campeonato o ideal é que todos mantenham suas candidaturas, para fortalecer a democracia, ou se corre o risco de uma debandada geral para quem está no poder, criando uma imagem de que é possível ganhar a eleição. A perspectiva de poder conta muito na reta final.
Comente com Facebook