//Moro ajudou a enterrar o projeto da terceira via; Lula, Bolsonaro e Ciro seguem no páreo

Moro ajudou a enterrar o projeto da terceira via; Lula, Bolsonaro e Ciro seguem no páreo

Compartilhe!

Por Reginaldo Silva- Professor, Radialista e Jornalista

O ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sérgio Moro ajudou a enterrar o projeto da terceira via ao desistir de sua candidatura. A primeira pesquisa XP/Ipespe após a saída de Moro, aponta que os 9% do ex-juiz ficaram assim divididos: Bolsonaro levou a maior fatia 4%, Ciro 2%, Doria 1%, Simone Tebet 1% e 1% se perdeu nos brancos e nulos.

Nesta quarta-feira (06/04), sentindo o golpe da desistência de Moro; MDB, PSDB, União Brasil e Cidadania fecharam um acordo e decidiram lançar apenas um candidato à Presidência da República em uma última tentativa de salvar uma candidatura da terceira via, que insiste em naufragar.

Dos nove pontos de Moro que eram considerados da terceira via, restaram apenas dois pontos percentuais, um para Doria e o outro para Simone Tebet, seis pontos percentuais foram para Bolsonaro e Ciro, o único que não comeu da fatia do bolo foi Lula, inimigo dentro e fora das quatro linhas do ex-juiz da Lava Jato.

A terceira via segue a mesma linha de pensamento do centrão da eleição para presidente de 2018, enquanto Bolsonaro caminhava sozinho, sem rádio, sem tempo de televisão e sem nenhum apoio, o centrão acreditava que para onde pendesse decidiria a eleição, foi para o Alckmin, que amargou uma quarta colocação no pleito eleitoral para presidente. Por outro lado, Lula naquele período, impossibilitado de ser candidato, lançou Haddad e acreditava que ganharia mesmo sem o centrão. O choque de salto alto de ambos os lados deram a presidência a Jair Bolsonaro.

Em 2022 o universo é diferente, Bolsonaro que não tinha em 2018, tempo de rádio e televisão, conta agora com a força da máquina e o apoio do centrão, Lula está na briga direta e Ciro segue na terceira colocação. A terceira via; com menos pontos, sem um nome definido, sem Moro como candidato e sem querer admitir que Ciro seria essa alternativa do momento, caminha para mais um fiasco eleitoral, podendo deixar a presidência da República novamente nas mãos de Bolsonaro, Lula ou Ciro que ainda se mantém no páreo na terceira colocação.

 

 

 

 

 

 


Compartilhe!

Comente com Facebook