/Receita paga nesta terça lote residual do Imposto de Renda 2021

Receita paga nesta terça lote residual do Imposto de Renda 2021

Compartilhe!

A Receita Federal paga, nesta terça-feira (30/11), as restituições do lote residual do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física. Estão incluídos os contribuintes que caíram na malha fina, mas acertaram as contas com o Fisco em 2021 ou em anos anteriores. Ao todo, 260.412 pessoas receberão o total de R$ 450 milhões.

Foram contemplados 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 9 de novembro de 2021. Do total liberado pela Receita, R$ 179 milhões serão depositados a 60.744 contribuintes com prioridade legal, ou seja, idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou com moléstia grave e trabalhadores cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Um total de 869.302 contribuintes caíram na malha fina do IR 2021, segundo a Receita Federal. Dentre as declarações com pendências, 666.647 tinham direito a restituição (76,7% do total), 181.992 tinham imposto a pagar (20,9%) e 20.663 estavam com saldo zero (2,4%).

Para saber se vai receber a restituição, o cidadão deve acessar a página da Receita Federal na internet clicando aqui. Em seguida, selecione a opção “Meu Imposto de Renda” e depois, “Consultar a Restituição”. Na página seguinte, aparecerá a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração no Extrato de Processamento da DIRPF.

Caso alguma pendência seja identificada, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo ou acrescentando informações. Se os dados não estiverem corretos, a pessoa não irá receber a restituição neste ano.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração do IR. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado –conta foi desativada, por exemplo–, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano pelo Branco do Brasil, por meio do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.

Se a pessoa não resgatar o valor em até um ano, ela deve preencher um formulário eletrônico chamado Pedido de Pagamento de Restituição pelo site ou diretamente no e-CAC, no Extrato de Processamento da DIRPF./Folha SP


Compartilhe!

Comente com Facebook