/OMS diz que variante ômicron representa risco muito elevado devido às incógnitas sobre a nova cepa

OMS diz que variante ômicron representa risco muito elevado devido às incógnitas sobre a nova cepa

Compartilhe!

A nova variante ômicron do coronavírus representa um “risco muito elevado” para o planeta, advertiu nesta segunda-feira (29/11)  a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade destacou, ainda, que são muitas as incógnitas sobre essa cepa, especialmente acerca do perigo real que ela representa.

“Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune, e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, afirma a entidade. Até o momento, não houve registro de morte associada à variante.

“Em função das características, podem existir futuros picos de Covid-19, que poderiam ter consequências severas”, acrescenta a OMS. Na sexta-feira (26), a organização classificou a ômicron como variante de preocupação.

A entidade pediu aos países que acelerem a vacinação de grupos prioritários e que se assegurem da existência de planos para manter serviços de saúde essenciais para caso ocorra um crescimento do número de casos de Covid.


Compartilhe!

Comente com Facebook