/Ômicron: a variante da preocupação faz governo brasileiro fechar fronteiras para país africanos

Ômicron: a variante da preocupação faz governo brasileiro fechar fronteiras para país africanos

Compartilhe!

A nova variante do coronavírus, batizada de Omicron e reconhecida como a variante da preocupação, levaram as autoridades brasileiras a fechar nesta sexta-feira (26/11) as fronteiras para os voos e visitantes oriundos de seis países do continente: África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue. A portaria será publicada neste sábado (27/11) e deverá vigorar a partir de segunda-feira (28/11).

A decisão foi anunciada pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, seguindo ele a medida tem como objetivo evitar a chegada da nova variante.

A decisão foi tomada em conjunto e será assinada pela Casa Civil, pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Justiça.

 Ainda nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde informou que não foi identificado nenhum caso da variante, também chamada de B1.1.529, no Brasil.

ANVISA ALERTA

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou, nesta sexta-feira (26/11), que a Ômicron, a nova variante do coronavírus, já pode estar no Brasil. Até o momento, contudo, não houve detecção efetiva de infectados no País.

“Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade, mas até o momento não existe”, comentou Barra Torres à CNN.


Compartilhe!

Comente com Facebook