/“Operação Públio Vatínio” cumpre mandados de busca e apreensão contra políticos na região do Cariri

“Operação Públio Vatínio” cumpre mandados de busca e apreensão contra políticos na região do Cariri

Compartilhe!

A Polícia Civil do Ceará deflagrou a “Operação Públio Vatínio” nesta quinta-feira (18/11) e cumpriu mandado de busca e apreensão contra políticos na região do Cariri, servidores públicos e apreensão de veículos, imóveis e bloqueios de contas bancárias.

Os mandados judiciais são cumpridos em endereços nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Fortaleza. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas em Fortaleza.

Conforme as primeiras informações, entre os parlamentares envolvidos, estariam os vereadores de Juazeiro do Norte Darlan Lôbo (PTB, Capitão Vieira (PTB) e Beto Primo (PSDB).

Durante a operação Darlan Lobo, que preside a Câmara, e Beto Primo (PSDB), estariam viajando à região sul do País representando o Parlamento Municipal, o vereador Capitão Vieira (PTB), vice-presidente, também foi alvo da operação Públio Vatínio.

O nome da operação está ligado a Públio Vatínio que teria cometido vários roubos e furtos na Roma antiga, os crimes de corrupção teriam sido denunciados por Cícero.

Participaram da operação 203 policiais civis que cumprem 97 mandados judiciais, sendo 43 de busca e apreensão, cinco de medidas cautelares (monitoramento eletrônico), seis de afastamento das funções públicas (vereadores e servidores públicos) e 43 de sequestro criminal para apreender veículos, imóveis, bloqueio de contas bancárias e fundos de investimento.

Ao longo das apreensões dos 97 mandados foram encontradas armas com munição, grande quantidade de dinheiro em espécie e diversos aparelhos, dentre celulares e máquinas de cartão de crédito, bem como três veículos de luxo na residência dos investigados.

No decorrer das investigações, constatou-se que os 52 investigados movimentaram mais de 400 milhões de reais no período de 2014 a 2020, montante esse que é objeto de análise aprofundada para identificação de sua origem. Dentre os crimes em investigação constam fraudes em licitações e outros crimes contra a administração pública.

(Foto: reprodução)


Compartilhe!

Comente com Facebook