/Fortaleza tem mais de 2 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra Covid-19

Fortaleza tem mais de 2 milhões de pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina contra Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atingiu nesta segunda-feira (02/8) a marca de 54,7% da população vacinada com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19. Já 20,5% receberam as duas doses ou a dose única. Somente entre o último sábado (31) e esta segunda-feira, 20 mil fortalezenses foram imunizados. Em pouco mais de um mês a Capital praticamente dobrou o número de vacinados, considerando a primeira e a segunda dose e a dose única. 

O Plano de Vacinação contra a Covid-19 foi iniciado em 18 janeiro deste ano, com a chegada das primeiras doses do imunizante via Ministério da Saúde. A SMS iniciou pelos grupos prioritários considerados mais vulneráveis à doença. O primeiro grupo contemplado foi formado por profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia, idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) e pessoas com deficiência acima de 18 anos também institucionalizadas, idosos acima de 75 anos, e população indígena aldeada em terras demarcadas. Até o presente momento 1.346.443 pessoas receberam a primeira dose e 703.061 a segunda dose.

A segunda fase contemplou idosos de 60 a 74 anos de idade, de forma escalonada, começando pelos de maior idade. Também entraram nessa fase os profissionais das forças de salvamento e segurança. A terceira fase da campanha foi iniciada em maio, incluindo as pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, grávidas e puérperas. Já a quarta fase de prioridades, iniciada ainda no mês de maio, incluiu pessoas em situação de rua; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade.

E ainda, os trabalhadores da Educação do Ensino Básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e Educação de Jovens e Adultos-EJA); trabalhadores da Educação do Ensino Superior; forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas; trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros; trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário; trabalhadores de Transporte Aéreo; trabalhadores de Transporte Aquaviário; caminhoneiros; trabalhadores Portuários; trabalhadores Industriais; e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. No mês de junho, foi iniciada a vacinação da população em geral por idade, de forma escalonada, iniciando com pessoas de 59 anos, avançando até os 18 anos de idade./ cmfor.

Comente com Facebook