/Centrão avança e já tem quatro ministros no governo de Jair Bolsonaro

Centrão avança e já tem quatro ministros no governo de Jair Bolsonaro

Com as mudanças oficializadas nesta quarta-feira (28/07), chega a quatro o número de ministérios ocupados pelo Centrão. O bloco também tem os deputados João Roma (Republicanos-BA) na Cidadania, Fábio Faria (PSD-RN) nas Comunicações e Flávia Arruda (PL-DF) na Secretaria de Governo.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou sua mais recente reforma ministerial na edição desta quarta-feira do Diário Oficial da União (DOU) confirmando a nomeação do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), líder do Centrão, como ministro-chefe da Casa Civil. Ele assume o posto de Luiz Eduardo Ramos, que migra para a Secretaria-Geral da Presidência. Onyx Lorenzoni, que ocupava a pasta, por sua vez, foi alocado à frente do Ministério do Trabalho e Previdência, criado por meio de medida provisória neste despacho.

A nomeação de Ciro Nogueira para a Casa Civil, o coração do governo, é uma aposta do presidente Bolsonaro para manter o apoio político do Centrão e evitar uma possível abertura de processo de impeachment, neste momento em que vê sua popularidade caindo em meio a denúncias de corrupção e ao desgaste sofrido pelo andamento das investigações da CPI da Covid.

Além de selar o casamento entre Planalto e Centrão, o movimento é também um aceno ao Senado, que ainda não havia sido contemplado com um ministério e desejava espaço na Esplanada.

 

Comente com Facebook