//Paraná Pesquisas: Cid Gomes bate Capitão Wagner em disputa para o governo do Estado, veja os números e análise

Paraná Pesquisas: Cid Gomes bate Capitão Wagner em disputa para o governo do Estado, veja os números e análise

Compartilhe!

(Por Reginaldo Silva)

O Instituto Paraná Pesquisas publicou em sua página oficial o resultado de um levantamento de dados de opinião pública, nesta quinta-feira (01/07), realizado no Estado do Ceará, avaliando a situação eleitoral para o Executivo estadual em relação as eleições do ano de 2022.

A pesquisa foi realizada com 1.528 eleitores por telefone, acima de 16 anos, em 84 municípios, entre os dias 25 e 29 de junho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

Foram avaliados três cenários diferentes. No primeiro, Cid Gomes (PDT), bate Capitão Wagner (PROS) com 38%, enquanto Wagner fica em segundo lugar com 35,1%. Em seguida, vem Luizianne Lins (PT), com 10,2% e Ailton  Lopes (Psol), com 0,7%. Brancos e nulos somariam 11,6% e não quiseram responder, 4,3%.

Neste primeiro cenário tem dois pontos que merecem ser considerados. O atual senador Cid Gomes, já manifestou por várias ocasiões que deseja concluir seu mandato de senador, como sempre fez ao longo de toda sua trajetória política, sempre cumprindo seu mandato até o fim, bem como vem manifestando que não deseja concorrer novamente ao cargo de governador do Estado. Por outro lado, Capitão Wagner já está em pré-campanha, rodando os municípios cearenses, sobretudo no interior do Estado, onde ainda não é conhecido do grande eleitorado cearense.

Nenhuma descrição disponível.

No segundo cenário, Capitão Wagner tem 39,1%. contra 24,1% de Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza. Luizianne Lins, 14,4% e Ailton Lopes tem 1,8%. Brancos e nulos somariam 15,8%. e não quiseram responder 4,9%.

Neste cenário, fica notório a subida de Luizianne Lins, quando sai de cena o nome de Cid Gomes, provavelmente devido ao cenário favorável do nome do ex-presidente Lula (PT) no Estado e a identificação do partido do governador Camilo Santana com a ex-prefeita de Fortaleza. Neste cenário, Capitão Wagner venceria, já que Roberto Cláudio acumula um desgaste por conta do seu último ano de gestão, devido ao desmonte do Hospital de Campanha do estádio Presidente Vargas.

Nenhuma descrição disponível.

Em um outro cenário Capitão Wagner tem 42,8% das intenções de voto,  Luizianne Lins fica em segundo lugar com 20,9%, seguida por Mauro Filho com 8,6%. e Ailton Lopes com 1,9%. Brancos/nulos 20,4% e não quiseram responder 5,4%.

À medida que o sobrenome Gomes vai saindo de cena, um nome do PT vai subindo nas pesquisas, mesmo ficando distante de Capitão Wagner.

Diante das pesquisas para presidente e para governador do Estado do Ceará, o eleitorado cearense demonstra dois sentimentos. Para presidente está optando pela experiência de quem já ocupou o cargo, para governador parece manter um desejo de vê alguém novo no cargo.

O jogo ainda está longe, outros nomes devem surgir no cenário eleitoral até lá. A pesquisa encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/21.

Nenhuma descrição disponível.

(Foto: reprodução)

 


Compartilhe!

Comente com Facebook