Em razão da declaração pública de pandemia em relação ao Novo Coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 11 de março de 2020, foram adotadas inúmeras medidas em atendimento às recomendações das autoridades sanitárias para conter a propagação do vírus, como é exemplificativa a suspensão das aulas presenciais.
No que tange ao ensino público, as aulas presenciais continuam suspensas até a presente data em razão das atuais condições epidemiológicas da Covid-19 no Estado do Ceará por conta do aumento expressivo das taxas de contaminação e mortes.
No entanto, objetivando preservar o direito à educação e o direito à saúde, tão logo autorizado o retorno às aulas presenciais, é imperioso que sejam adotadas as medidas necessárias para que a retomada das aulas ocorra de forma segura e gradual, em conformidade com os protocolos sanitários estabelecidos.
Nota Pública
O referido ofício corrobora a manifestação do Ministério Público do Estado do Ceará, do Ministério Público Federal no Estado do Ceará, do Ministério Público do Trabalho no Estado do Ceará e da Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio de nota emitida no dia 31 de março deste ano, sobre a necessidade de um retorno gradual e seguro das redes pública e privada de educação, quando os indicadores sanitários indicarem que isso é possível, e sobre a importância do direito à vida, à saúde e à educação.
As instituições elencaram uma série de preocupações sobre a atual situação epidemiológica no Ceará, sobre a educação e acerca da necessidade urgente de as redes pública e privada se prepararem para o retorno gradativo das aulas presenciais, tão logo os indicadores e a autoridades sanitárias permitam.
Visitas
A partir da apresentação dos Planos de Retorno às atividades presenciais por representantes das Secretarias da Educação do Estado (Seduc) e de Fortaleza (SME), os promotores de Justiça integrantes do Caopije decidiram visitar escolas públicas estaduais e administradas pelo Município de Fortaleza para verificar a preparação para o retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino. Nesta quinta-feira (08/04), o MP Estadual, acompanhado de representantes Seduc, vai visitar algumas escolas públicas estaduais. Já na próxima terça-feira (13/04), será a vez do MPCE visitar as instituições de ensino do Município de Fortaleza.
Além do Plano de Retomada, as Secretarias deram detalhes de como Estado e Prefeitura de Fortaleza estão se preparando para a retomada das atividades escolares presenciais. Na ocasião, o epidemiologista Antônio Lima Silva Neto também foi ouvido e destacou que o cenário epidemiológico estadual ainda é grave e preocupante.
Participaram da reunião, representando o MPCE, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), procuradora de Justiça Elizabeth Almeida; o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), promotor de Justiça Eneas Romero; e o coordenador do Núcleo de Defesa da Educação, promotor de Justiça Elnatan de Oliveira. Também participaram do encontro a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela; a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha; a supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública, defensora Mariana Lobo; e a também defensora pública da área da Infância e Juventude, Juliana Albuquerque./ MPCE
Comente com Facebook