/Médico renomado da UFC, Ariel Scafuri é mais uma vítima da Covid-19

Médico renomado da UFC, Ariel Scafuri é mais uma vítima da Covid-19

O médico urologista Ariel Gustavo Scafuri, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), morreu na última sexta-feira (02/04) em decorrência da Covid-19.

O médico Ariel Sacafuri fazia o acompanhamento de muitos pacientes do interior do Estado em sua clínica em Fortaleza.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, ele tinha 51 anos de idade e estava internado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há alguns dias. Mesmo com um grande quadro de profissionais da medicina do Estado, ainda veio uma equipe especializada de São Paulo para tentar salvá-lo, mas infelizmente o médico não resistiu.

O professor da UFC João Macêdo, colega de Ariel na Faculdade de Medicina, falou sobre a sua atuação “muito marcante” na universidade e como médico na Capital. “Era um professor com potencial muito grande, cooperava ativamente para as discussões e atividades do curso. Conhecia muito de anatomia, era muito interessado nas temáticas de educação médica, um grande profissional”, considerou.

Ariel mediou, em junho de 2020, a doação de 1.500 face shields para auxiliar no combate ao coronavírus na UFC, por meio do Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde (Gama). Na época, o mundo ainda enfrentava a escassez dos equipamentos para proteção individual. Ele também chegou a doar os insumos para unidades de saúde da Capital, como o Instituto Dr. José Frota (IJF) e o Frotinha. “É uma enorme satisfação poder servir de canal para disponibilizar esse material à Universidade”, disse o professor.

Colegas de Ariel do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC lamentaram, em nota conjunta, o falecimento do professor. “Sua inteligência era ímpar e suas ideias inspiradoras. Suas ponderações sempre foram acolhidas com muita atenção na solução e no andamento dos estudos da graduação e da pós-graduação”, afirmam os professores.

(Com informações O Povo)

Comente com Facebook