/Tá na Mídia. Rompimento de tubulação na barragem em Jati e suspensão do mandato do deputado estadual André Fernandes. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Rompimento de tubulação na barragem em Jati e suspensão do mandato do deputado estadual André Fernandes. Por Reginaldo Silva

O rompimento Cerca de duas mil pessoas que moram no entorno da barragem de Jati (CE) foram evacuadas da região após rompimento da tubulação na tarde desta sexta-feira (21/08), de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional. O reservatório recebe água da Transposição do Rio São Francisco e a direciona para o Açude Atalho, em Brejo Santo.

A evacuação  Foi realizada com pessoas que moram até 2 km da barragem. A medida está prevista no Plano de Ação Emergencial (PAE) do empreendimento. De acordo com o ministro Rogério Marinho, uma vez que a estabilidade seja garantida, as famílias que foram orientadas a deixar o local poderão retornar aos seus lares.

Camilo sobrevoou a área  O governador Camilo Santana sobrevoou o local do rompimento da tubulação neste sábado (22/08), em Jati, na região do Cariri, que recebe as águas da Transposição do São Francisco. Após sobrevoar o local Camilo conversou com os técnicos do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da Secretaria dos Recursos Hídricos para compreender a gravidade do problema.

Moradores relatam o susto Após o rompimento muitos moradores ainda sem entender a gravidade do problema, saíram de suas casas levando apenas documentos pessoais. Deixaram para trás todos os seus pertences. No Plano de Ação consta o treinamento de evacuação do local, contudo, ainda não havia sido realizado com a comunidade, fato que gerou um grande susto e desespero nos moradores que tiveram que deixar suas casas.

Estabilização da tubulação Os técnicos estimam que a barragem da Transposição do Rio São Francisco, no município de Jati, deverá ser estabilizada em até 72 horas. A informação foi divulgada pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, durante coletiva de imprensa na tarde deste sábado (22/08).

Suspensão do mandato O deputado estadual André Fernandes de Moura (Republicanos) teve declarada a suspensão temporária do exercício do mandato pela Assembleia Legislativa do Ceará pelo período de 30 dias, nos termos do Processo Disciplinar nº 01/2019 em sessão ordinária desta quinta-feira (20/08).

A denuncia André Fernandes encaminhou denúncia ao Ministério Público acusando especificamente o deputado Nezinho Farias (PDT), que acabou sendo arquivada por falta de provas. Daí resultou em um processo contra o parlamentar no Conselho de Ética da Casa. O pedido foi feito pelos partidos PSDB e PDT e admitida pelo Conselho de Ética Parlamentar  em agosto de 2019.

A relatora do processo Augusta Brito (PCdoB), relatora do Conselho de Ética da Casa, enfatizou que sua relatoria se baseou nos danos causados ao deputado Nezinho Farias (PDT), na inexperiência do deputado André Fernandes, bem como na necessidade de punição, para que o fato não se repita.

A defesa O advogado Pedro Teixeira Cavalcante, falando no tempo destinado à defesa do deputado André Fernandes,  falou das questões que poderiam ter afetado o direito à ampla defesa e indicou a complexidade da ética política, também ressaltou a previsão legal prevista no parágrafo 2º do artigo 142 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, para ele, deveria ser aplicada uma censura escrita. “Não se pode aplicar sanção maior se há previsão de uma menor”, afirmou. Os deputados Heitor Férrer (SD), Dra. Silvana (PL), Soldado Noelio (Pros) e Apóstolo Luiz Henrique (PP) também se posicionaram em defesa de André Fernandes.

O resultado A sessão ordinária que suspendeu o mandato do deputado estadual André Fernandes, teve 44 deputados presentes, foram 29 votos favoráveis, 11 votos contrários e 3 abstenções.

Jeová Mota anuncia estrada Cruzeta Nova Russas Nesta última quarta-feira (19/08) O deputado estadual Jeová Mota (PDT) anunciou a data do processo licitatório que dará início as obras de restauração da estrada que liga Cruzeta (Morro Redondo) a Nova Russas, passando pelo distrito de Espacinha. Deputado estadual mais votado nos municípios de Tamboril, Nova Russas, Catunda e Monsenhor Tabosa, há anos vinha reivindicando a recuperação e duplicação da estrada, que agora foi liberada pelo Governador Camilo Santana e em breve será executada.

Júnior Mano e o presidente O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) esteve reunido com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, na última quarta-feira (19/08). Na pauta, a retomada da construção da Barragem do Lago de Fronteiras, na cidade de Crateús e a necessidade da ampliação do Auxílio Emergencial, que vem garantindo o sustento de várias famílias em todo o Brasil e em especial na região Nordeste. Júnior Mano saiu animado da reunião, com relação a conclusão do Lago de Fronteiras, bem como com a criação de programa que assegure uma renda assistencial.

Frase da semana: Qualquer outra ciência é prejudicial para quem não tem a ciência da bondade.” Michel de Montaigne

sua foto do perfil, A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente com Facebook