/Tá na Mídia. Nova Russas dá adeus ao padre Antonio Maurício Melo. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. Nova Russas dá adeus ao padre Antonio Maurício Melo. Por Reginaldo Silva

Filho de Guaraciaba do Norte Padre Antonio Maurício Melo era filho de Guaraciaba do Norte, mas adotou Nova Russas como sua terra natal. Em Nova Russas, além do exercício sacerdotal militou ativamente na vida política, foi candidato a prefeito, exerceu os cargos de secretário de Saúde, Cultura e Educação, além de uma participação ativa em reuniões e comícios realizados em todos os distritos e localidades do município.

De Lagoa Seca para Lagoa de São Pedro O nome do atual distrito de Lagoa de São Pedro é uma das obras de Padre Maurício. José Pedro doou um terreno no início dos anos sessenta, na ocasião, os moradores se reuniram e ergueram uma capela. Naquela época, padre Antonio Maurício Melo, vigário da cidade, celebrou a primeira missa na localidade e reuniu a comunidade para escolher seu padroeiro. Diante de muitas sugestões acabou sendo determinado que o padroeiro do lugar seria São Pedro em homenagem a um dos primeiros moradores, Pedro Gonçalves de Carvalho. Padre Maurício Melo, na oportunidade ainda sugeriu a comunidade que também mudasse a denominação do lugar, deixasse de se chamar Lagoa Seca, para se chamar Lagoa de São Pedro. O distrito viria a ser criado oficialmente no ano de 1963.

O reconhecimento O pároco comandou várias secretarias nas administrações do ex-prefeito Luis Acácio de Sousa que também lamentou a partida do amigo e falou de sua importância para o município. “Nova Russas, hoje esta triste, faleceu Padre Mauricio, com seus defeitos, mais, com muitas virtudes, pessoa corajosa, determinada, inteligente e lutador pelo seus ideais, defendeu muitas lutas nas aréas social, educacional , de saúde e religiosa, principalmente na política.Homem polémico, mas desempenhou muito bem o cargo de secretario municipal na saúde, eduçação e outras funçoes em varias administrações(Chico Rosa,Acacio, Iranede)a quem quero agradecer aos relevantes servicos prestado ao Munícipio de Nova Russas,” escreveu o ex-prefeito.

Nota de Pesar O primeiro deputado federal filho de Nova Russas, Júnior Mano (PL-CE), também acompanhou a trajetória sacerdotal e política do padre Antonio Maurício Melo no município. Em uma Nota de Pesar, o parlamentar reconheceu a importância do pároco no processo de evolução histórica da religiosidade do município.

Legado na Educação Padre Maurício também recebeu homenagens da classe de educadores que reconheceram sua contribuição na vida educacional do município. Padre Maurício Melo foi um dos colaboradores na fundação do Colégio Estadual Olegário Abreu Memória onde também lecionou por vários anos. Nas redes sociais, os professores Flavio Karakas e Paulinha Brandão ao lado de Padre Maurício deixaram a seguinte mensagem: “Uma longa vida, pois o homem é seu tempo e sua obra. O tempo é a sua vida. A obra, à construção.”

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Flávio Karakas II e Paulinha Brandão, pessoas em pé

Transporte intermunicipal interrompido O governo do Estado manteve neste sábado (11/07) a proibição do transporte intermunicipal de passageiros em cinco municípios cearenses: Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte.  Os município da macrorregião de saúde do Cariri, estão sob isolamento social mais rígido. O decreto também mantém a prorrogação do ‘lockdown’ nestes municípios por mais sete dias, a partir desta segunda-feira (13/07).

A volta do futebol cearense Nesta segunda-feira (13/07) está confirmada a volta do campeonato cearense de futebol. Teremos uma rodada cheia com Guarany x Fortaleza, Caucaia x FC Atlético e o Barbalha enfrentando o Ceará. Todos os jogos obedecerão os protocolos da retomada do futebol. Na quarta-feira (15/07) teremos o primeiro clássico rei depois da paralisação por conta da pandemia.

Advogados em pré-campanha O advogado e pré-candidato a prefeito de Tamboril, Marcelo Mota, sobrinho do deputado Jeová Mota (PDT), usou as redes socais para apontar uma das bandeiras que vai defender ao longo da campanha. Marcelo defendeu que o município precisar ter as contas equilibradas para poder atrair novos investimentos para o município. No início de julho o prefeito de Tamboril Pedro Calisto admitiu que tem uma dívida milionária com a Enel por falta de pagamento das contas de energia elétrica de várias secretarias municipais, mais de R$ 3 milhões e que a questão está sendo resolvida na Justiça na busca de um acordo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Advogados em pré-campanha 2 A advogada e pré-candidata a prefeito do município de Nova Russas, Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano, promoveu um encontro para pré-candidatos a vereador com advogados especialistas na área eleitoral para explicar as principais mudanças que ocorreram na legislação após a publicação da PEC que altera a data das eleições deste ano. A reunião ocorreu em horários diferentes para evitar aglomerações.

Por falar em eleição… O TSE poderá estender o horário de votação nas eleições deste ano, devido ao atraso na licitação para compra de urnas eletrônicas, que seriam usadas nas eleições 2020 para prefeito e vereadores, devendo aumentar a média de eleitores por cada seção eleitoral de 380 para 430. Assim, por conta da pandemia e com o objetivo de evitar aglomerações de eleitores na fila de votação, o TSE poderá esticar o horário de votação.

Frase da Semana: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” Martin Luther King

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

 

Comente com Facebook