/Pesquisa Datafolha aponta que quase metade dos brasileiros têm medo de serem infectados pelo novo coronavírus

Pesquisa Datafolha aponta que quase metade dos brasileiros têm medo de serem infectados pelo novo coronavírus

Pesquisa Datafolha aponta que os brasileiros têm cada vez mais medo de serem infectados pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo, esse medo diminui em relação ao isolamento social, ou seja, as pessoas continuam saído de casa com mais frequência.

A última pesquisa Datafolha mostra que a parcela da população que disse ter muito medo do vírus chegou a 47% em junho, maior índice desde que a pergunta passou a ser feita, em março, quando 36% disseram temer muito a doença.

O medo aumentou junto com a explosão de mortes pela doença no país —em 20 de março, quando a pergunta foi feita pela primeira fez, o Brasil registrava 4 mortes pela Covid-19. Na noite deste segunda-feira (29), eram 58 mil vítimas no país.

A proporção de pessoas que relatam ter muito medo é maior especialmente entre mulheres (53%, contra 41% dos homens), mais pobres (51%, contra 36% entre os mais ricos) e moradores da região Nordeste (52%).

Apesar do medo crescente, diminuiu a proporção de pessoas que relataram sair de casa somente quando é inevitável. Esse índice foi de 18% no começo de abril, chegou a 21% no mesmo mês, mas caiu para 12%.

as entrevistas feitas para a pesquisa Datafolha ocorreram por telefone, com 2.016 brasileiros de 16 anos ou mais nos dias 23 e 24 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de 95% de confiança.

Comente com Facebook