/Atos contra o Congresso, STF e espalhar notícias falsas nas redes sociais representa risco para Democracia, aponta Datafolha

Atos contra o Congresso, STF e espalhar notícias falsas nas redes sociais representa risco para Democracia, aponta Datafolha

A ampla maioria dos brasileiros considera que as manifestações pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal, além dos ataques a integrantes desses Poderes com fake news, ameaçam a democracia.

O uso de notícias falsas contra políticos e ministros do Supremo ultrapassa os protestos de rua e em rede sociais como perigo percebido à democracia.

De acordo com o levantamento realizado pelo Datafolha, para 81% dos ouvidos, espalhar fake news contra esses personagens apresenta risco. Para 17%, não é o caso, e 3% não opinaram.

Já manifestações de rua contra os Poderes Judiciário e Legislativo são vistas como risco democrático por 68%, ante 29% que não acham isso e 3% que não sabem.

Os mesmos pedidos de intervenção feitos em redes sociais atraem repúdio semelhante, de 66% dos ouvidos pelo instituto, enquanto 31% não veem problema neles e 3% não opinaram.

É o que revela a pesquisa do Datafolha feita em 23 e 24 de junho, com 2.016 pessoas. A pesquisa foi realizada por telefone, para evitar contato pessoal na pandemia. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

 

Comente com Facebook