/Águas do rio São Francisco chegam ao Ceará nesta sexta

Águas do rio São Francisco chegam ao Ceará nesta sexta

Nesta sexta-feira (26/06), as águas do Velho Chico chegam ao Ceará, mais precisamente na barragem de Jati, na região do Cariri. A obra foi iniciada na era Lula, passou pelo governo Temer e chega ao Estado para ser inaugurada no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em Penaforte, o chefe do Executivo acompanhará a chegada das águas ao Estado ao lado ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e de outras autoridades e políticos. É a primeira visita de Bolsonaro ao Ceará desde que assumiu a Presidência da República, um aceno em busca de aproximação com o Nordeste.

As águas do rio São Francisco vem de Pernambuco e chegam a barragem de Jati onde passará por um processo de enchimento em três etapas, de acordo com o cronograma de segurança do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) prevê que em 1º de agosto as águas estejam liberadas para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). No entanto, a expectativa do Estado é que se concentre o volume recebido durante o 1º semestre de cada ano, para ter menor perda e maior eficiência para o destino final.

Em Jati, a água será captada pelo CAC, onde percorrerá 53 km pelo chamado “eixo emergencial”. “Já está pronto”, garantiu o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira. A partir dele, a água seguirá até Missão Velha, onde desembocará no Riacho Seco e, por gravidade, segue até o Rio Salgado, que deságua no Rio Jaguaribe. Pelo seu curso natural, dará aporte ao Açude Castanhão.

(Foto:reprodução)

Comente com Facebook