/Tá na Mídia. PT ainda aguarda diálogo com Camilo para definições da legenda em relação a disputa eleitoral na Capital. Por Reginaldo Silva

Tá na Mídia. PT ainda aguarda diálogo com Camilo para definições da legenda em relação a disputa eleitoral na Capital. Por Reginaldo Silva

Até o dia 28 O Partido dos Trabalhadores tem até o dia 28 de junho para realizar as discussões sobre um nome da legenda para disputar a prefeitura de Fortaleza. A deputada federal, Luizianne Lins foi a única representante da agremiação que manifestou interesse para disputar o pleito deste ano, até agora. Os dois representantes do PT, no Estado e na Capital, Antonio Filho (Conin) e Guilherme Sampaio ainda aguardam um sinal do governador Camilo Santana (PT) para debater a temática.

Atenção total a pandemia Camilo Santana ainda não abriu vaga na sua agenda para outro tema que não seja o combate a disseminação do novo coronavírus. Neste sábado (13/06), o governador  prorrogou o atual Decreto de Isolamento Social em todo o Ceará por mais sete dias, com manutenção do Isolamento Rígido em Sobral, Camocim, Acaraú e Itarema. As demais cidades, exceto a Capital, permanecem na Fase de Transição também por mais sete dias. No Cariri, região que também requer maiores cuidados pelo avanço de casos, deverá ter maior rigor na fiscalização para evitar aglomerações. Fortaleza continua na Fase 1 do Processo de Retomada Econômica. A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

O sinal Embora Camilo não tenha a pauta política como prioridade no momento, a saída de Élcio Batista (PSB) e Nelson Martins (PT),  secretário-chefe da Casa Civil e Assessor das relações Institucionais respectivamente do governo, em tempo hábil para disputar as eleições deste ano, abre espaço para especulações. De acordo com os bastidores do Palácio da Abolição, Nelson poderia ser a tentativa de unificação do partido em nome de um projeto de união entre PT e PDT, uma vez que o PT já detém o Governo do Estado, caso o PT insista em marchar sozinho, Élcio poderia ser uma das alternativas para tocar o projeto de união, agora entre PSB e PDT, para polarizarem com PT e Capitão Wagner (Pros).

Projeção nacional É notório que o estilo manso e agregador de Camilo vem ganhando cada vez mais espaço na mídia nacional, com entrevistas e participações em programas de televisão de alcance nacional tratando de temas políticos. A postura do governador diante da crise da segurança pública no Estado e da maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos, fazem de Camilo um peça central no tabuleiro político da sucessão na Capital, quem ignorar esse fato, vai cometer um erro crasso.

Escalada da violência Em menos de 24h dois policiais militares foram assassinados em Fortaleza, o soldado Daniel Campos Menezes, na sexta-feira (12/06) e o sargento Nilton Cezar Vieira Lopes, também conhecido como sargento Lopes, foram brutalmente assassinados por facções criminosas. Além da violência, os policias ainda enfrentam uma onda de contaminações por Covid-19 na corporação, que também vem atingido os valorosos profissionais da segurança pública.

Boa iniciativa O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará José Sarto (PDT) mediou uma ajuda para os hotéis que perderam faturamento por conta da pandemia iniciada em março e não tem perspectiva de retomada imediata das atividades econômicas, pelo menos até o final do ano. O presidente da Assembleia conseguiu o perdão da conta de água e esgoto da rede hoteleira, outros parlamentares também ajudaram nas negociações.

Nova Russas-Auxílio Emergencial indevido De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram detectados 24.232 pessoas que  receberam o auxilio emergencial de R$ 600 reais do Governo Federal de forma indevida no Ceará. Em Nova Russas ao menos 158 servidores públicos podem ter recebido pelo menos a primeira das três parcelas de R$ 600 reais. Dos 184 municípios cearenses, 181 estão na relação dos que receberam os recursos de forma indevida. Confira a lista de cargos e funções que receberam o auxílio emergencial:

Pauta política dos Sertões de Crateús O deputado federal Júnior Mano (PL-CE) deu uma entrevista a rádio Poty de Crateús nesta quinta-feira (11/06) abordando vários temas que envolvem a área política da região dos Sertões de Crateús. Na oportunidade, o parlamentar ratificou a pré-candidatura de sua esposa, a advogada Giordanna Mano, em Nova Russas, com o apoio do atual prefeito Rafael Pedrosa e um grupo de parlamentares que formam sua base política no município. Questionado sobre outros municípios, Júnior disse que vai apoiar a pré-candidatura de oposição em Ipaporanga com Dedé Diogo, dará apoio a reeleição do prefeito Marcelo Machado em Crateús, apoiará o nome indicado pelo prefeito de Ararendá, Aristeu Eduardo e disse que em Poranga a questão ainda está indefinida.

Pauta política dos Sertões de Crateús II Em Nova Russas, além da confirmação da pré-candidatura da advogada Giordanna Mano, esposa do deputado federal Júnior Mano, essa semana também foi ventilada uma possível pré-candidatura a prefeito do deputado estadual Bruno Pedrosa (PP), contudo, o nome do parlamentar não saiu na relação do jornal Diário do Nordeste que fez um apanhado na Assembleia Legislativa dos parlamentares que iriam disputar as eleições deste ano. O próprio deputado Bruno Pedrosa nunca declarou publicamente a intenção de disputar a eleição em Nova Russas. O médico Pedro Ximenes (MDB) e o ex-prefeito Marcos Alberto (PSD), também figuram na relação dos pré-candidatos a prefeito.

(Giordanna Mano)

Pauta política dos Sertões de Crateús III Em tamboril, O PDT, liderado pelo deputado estadual Jeová Mota, já realizou a convenção para escolha do diretório e deve lançar o nome do advogado, Marcelo Mota (PDT) nas convenções para homologação de candidaturas, para enfrentar o prefeito Pedro Calisto (MDB) que disputa a reeleição e um possível nome da terceira via que deve sair dos ex-prefeitos, Chico Timbó (PSDB), Ramiro Júnior (PSB) e Gilberto Torres (PSD).

A imagem pode conter: 11 pessoas, área interna

(Marcelo Mota)

Denuncia em Poranga O Vereador Tica do Zeze (PT) aliado do Prefeito Carlos Antônio (PT), denunciou um secretário municipal por coação a servidores públicos contratados do município em sessão remota realizada pelo Poder Legislativo. De acordo com o parlamentar um determinado secretário municipal, que segundo ele, todos sabem de quem se trata na cidade,  estaria chamando os vereadores a vestir a camisa dele na gestão e ao mesmo tempo coagindo servidores contratados a votarem na esposa dele. A denuncia cabe apuração por parte das autoridades competentes, para que não haja disparidade no pleito eleitoral que se avizinha.

Frase da Semana: “Viver é o meu trabalho e a minha arte” Michel de Montaigne

Nova Russas: a primeira semana de 2019. Por Reginaldo Silva ...

Reginaldo Silva: Professor, Radialista, Jornalista (4113/CE)  e editor do Ceará Notícias

 

 

 

 

 

Comente com Facebook