/Quintais produtivos e alimentação saudável contribuem no combate à Covid-19

Quintais produtivos e alimentação saudável contribuem no combate à Covid-19

Os quintais produtivos e a alimentação saudável proporcionados pelo Projeto Paulo Freire contribuem para redução das comorbidades, apontadas como algumas das principais causas do agravamento de sintomas nos casos de contaminação pela Covid-19. Esta é uma das conclusões de Christhyane Aquino, nutricionista e professora da Universidade Federal do Ceará, e de Flaviana de Lima, coordenadora da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias de Sobral.

Para a especialista “o objetivo do consumo dos alimentos é promover a saúde das pessoas. Se estou ingerindo produtos ricos em agrotóxicos, ou industrializados, esses alimentos certamente não vão me gerar saúde”, argumentou a professora Cristhyane. Para ela, é importante respeitar questões ambientais, culturais e econômicas e a troca de alimentos nas comunidades rurais fornecem variedades de nutrientes e vitaminas, que ajudam no combate às doenças crônicas (obesidade, hipertensão e diabetes).

Ainda de acordo com a nutricionista Christhyane Aquino são inúmeros os benefícios de se produzir o próprio alimento. “Se produzo o meu próprio tempero natural, não preciso utilizar uma grande quantidade de sal, ou fazer o uso de temperos industrializados, que contribuem com o aumento da pressão arterial”, recomendou. “A grande incidência de câncer, especialmente o câncer de intestino, aumentou muito por conta da ingestão de alimentos ricos em agrotóxicos e industrializados”, alertou sobre o difícil equilíbrio entre a sensação de saciedade da fome e a alimentação saudável, pontua a especialista.

Comente com Facebook